Propesq divulga chamada de fomento de ciências de dados do CNPq

Publicado em 13 de setembro de 2023 às 17h01min

Tag(s): Ciência CNPq



A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFRN divulgou a disponibilidade de chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltada para fomento de projetos de ciência de dados: mudanças climáticas e impactos para a saúde. As propostas podem ser enviadas até o dia 28 de setembro, por meio do formulário on-line disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

A chamada visa apoiar projetos de pesquisa com foco em desenvolvimento científico e tecnológico e inovação em análise de dados relacionados às mudanças climáticas e seus impactos na saúde. A proposta é produzir evidências que possam abrandar efeitos na saúde de populações vulneráveis, predizer desastres e gerar evidências científicas para subsidiar gestores de saúde na tomada de decisões.

Os projetos deverão ser inseridos nos seguintes eixos e linhas temáticas: 1 – O impacto de variáveis do clima nos indicadores da saúde pública brasileira no contexto das mudanças climáticas; 2 – Modelagem e produções tecnológicas; 3 – Emergências em saúde pública e seus impactos; e 4 – Informação, educação e comunicação em saúde.

As propostas deferidas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 10 milhões, oriundo do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Setics), que faz parte do Ministério da Saúde (MS). Os recursos serão liberados em três parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Saúde e do CNPq, e na forma pactuada no Termo de Execução Descentralizada (TED) Nº 07/2023.

Os projetos terão o valor máximo de financiamento de R$ 700 mil. A Propesq recomenda e estimula que os pesquisadores elegíveis submetam suas propostas à chamada, atentando para o objeto e para os critérios de julgamento nela estabelecidos. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail do CNPq ou pelo telefone (61) 3211-4000.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]