MCC divulga programação completa da Primavera dos Museus

Publicado em 15 de setembro de 2023 às 11h07min

Tag(s): Direitos Humanos Exposição Museu Câmara Cascudo



 

A primavera vem quente e não é por causa do clima. O Museu Câmara Cascudo (MCC) está com tudo pronto para a 17ª Primavera dos Museus. Com atividades diversificadas, como exposições especiais, oficinas interativas, apresentações culturais e conversas com especialistas, o evento traz à tona temas importantes para a valorização das memórias e da democracia, com foco nas pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas. 

Enquanto o país debate a validade da tese do Marco Temporal, que pode inviabilizar a demarcação de terras indígenas no país, o MCC revisita seu acervo nas áreas de arqueologia e etnologia em busca do passado e do presente dos povos que viveram e vivem nas terras potiguares. Como resultado, lança a mostra RN é Terra Indígena, realizada com a colaboração da pesquisadora Jussara Galhardo, além de representantes de comunidades indígenas do estado. Os objetivos são resgatar as memórias da aculturação, destacar o auto-reconhecimento e apontar para o futuro dos povos que habitam o território do Rio Grande do Norte. A abertura acontece na quinta-feira, 21, às 19h, e a visitação segue aberta nos meses seguintes. 

Ainda no dia 21, às 15h30, acontece a oficina de vogue da cultura ballroom, proporcionando espaço para a população LGBT+ ocupar o Museu. A oficina de dança não é apenas um entretenimento, mas um movimento que combina política e cultura para celebrar a diversidade de gênero, orientação sexual e raça. No mesmo dia, a partir das 18h30, a Batalha do Coliseu, tradicionalmente realizada no campus da UFRN, ocupa o Parque do MCC, trazendo os ritmos e a poesia do hip-hop para o nosso território. 

A participação das Irmandades dos Negros do Rosário — da comunidade quilombola Boa Vista, em Parelhas — e de Jardim do Seridó também é destaque na programação do MCC. No sábado, 23 de setembro, elas participam de uma roda de conversas, realizam um cortejo e lançam, pela primeira vez em Natal, um documentário realizado em 1963 por Veríssimo de Melo e equipes do Museu Câmara Cascudo, recuperado nos arquivos do MCC e digitalizado em parceria com as irmandades. No domingo, 24, às 9h, as irmandades se reúnem à Nação Zamberacatu, aos Congos de Calçolas e aos Congos de Combate no Cortejo de Reinos Pretos, uma prévia do II Sankofa. A ação será realizada na Vila de Ponta Negra, com saída às 9h, da Praça do Cruzeiro. 

A Primavera dos Museus no MCC oferece, ainda, uma ampla gama de atividades, como sessões do Planetário Barca dos Céus, massagens relaxantes da Escola de Saúde da UFRN, doações de mudas, uma feira multicultural, bem como oficinas de pintura corporal, pintura em aquarela, etnobotânica afro-indígena, cultivo de orquídeas e compostagem. Os visitantes também podem explorar o Orquidário e o Jardim Sensorial, além de participar de uma mediação especial na nova exposição RN é Terra Indígena. 

As atividades contam, também, com a parceria do Núcleo de Arte e Cultura e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, bem como do apoio da Associação Orquidófila do RN e do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel. A programação completa está disponível no site do museu e no perfil do MCC no Instagram

 

Fonte: UFRN 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]