Museu Câmara Cascudo abre Primavera dos Museus nesta quarta-feira, 20

Publicado em 20 de setembro de 2023 às 17h49min

Tag(s): Cultura Museu Câmara Cascudo UFRN



 

O Museu Câmara Cascudo (MCC) abre, nesta quarta-feira, 20, a programação da 17ª Primavera dos Museus, que inclui abertura de novas exposições, oficinas interativas, apresentações culturais e conversas com especialistas. O tema do evento — Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas — provoca uma série de discussões e debates fundamentais para a sociedade. A Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e promove atividades que estimulam o público a visitar ou revisitar instituições de todo o país. No MCC, a programação vai de quarta-feira, 20, até domingo, 24. A lista atualizada de atividades está disponível no site do Museu

A primeira atividade é a oficina de vogue da cultura ballroom, na quarta-feira, 20, às 15h30. Oferecida pela Casixtranha, a ação vai além do entretenimento e faz parte do movimento que combina política e cultura para celebrar a diversidade de gênero, orientação sexual e raça. Na quinta-feira, 21, às 14h, uma oficina de pintura corporal explora a cultura e as técnicas dos povos indígenas com tintas naturais. A oficina também será realizada na sexta-feira, 22. A partir das 18h30, a Batalha do Coliseu, tradicionalmente realizada no campus da UFRN, ocupa o Parque do Museu, trazendo os ritmos e a poesia do hip-hop para o espaço. 

Ainda na quinta-feira, 21, será aberta ao público a mostra RN é Terra Indígena, realizada com a colaboração da pesquisadora Jussara Galhardo, além de representantes de comunidades indígenas do estado. O objetivo é resgatar as memórias da aculturação e destacar o auto-reconhecimento, bem como apontar para o futuro dos povos que habitam o território do Rio Grande do Norte. A mostra segue em cartaz nos próximos meses.

No sábado, 23, o MCC recebe as Irmandades dos Negros do Rosário da Comunidade Quilombola Boa Vista, em Parelhas, e de Jardim do Seridó, em uma programação que inclui roda de conversa, cortejo e a primeira exibição pública do documentário Festa de N. S. do Rosário, realizado pela equipe de Veríssimo de Melo, na década de 1960, além de filmes com a temática do evento no Kurta na Kombi. No domingo, 24, às 9h, as irmandades se juntam à Nação Zamberacatu, aos Congos de Calçolas e aos Congos de Combate no Cortejo de Reinos Pretos, uma prévia do II Sankofa. A ação será realizada na Vila de Ponta Negra, com saída às 9h, da Praça do Cruzeiro. 

A programação segue até o domingo, 24, com uma série de atividades, como sessões do Planetário Barca dos Céus, massagens relaxantes da Escola de Saúde da UFRN, doações de mudas e uma feira multicultural. Além disso, terão oficinas de pintura corporal, pintura em aquarela, etnobotânica afro-indígena, cultivo de orquídeas e compostagem, visitas ao Orquidário e ao Jardim Sensorial e uma mediação especial na nova exposição RN é Terra Indígena.

As atividades contam ainda com a parceria do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, com apoio cultural do Adurn-Sindicato e da Caurn, além da colaboração da Associação Orquidófila do RN e do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel. A visita das Irmandades a Natal também tem o apoio do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac).

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]