Cooperativa Cultural: Nova diretoria preza Democracia e Humanização

Publicado em 12 de abril de 2010 às 00h25min

Tag(s): Cooperativa Cultural



 O professor José Willington Germano é o novo presidente da Cooperativa Cultural da UFRN, a eleição ocorreu no dia 30 de março, na Biblioteca Central Zila Mamede. O professor Willington é Doutor em Educação pela Unicamp e professor titular do departamento de Ciências Sociais da UFRN.

A chapa Cultura e Democracia é composta também pelos professores: Rogério Peres da Cruz, do departamento de Economia (vice-presidente); João da Mata Costa, do departamento de Física (secretário); Carlos Braga, departamento de Línguas e Literaturas Estrangeira Modernas (conselheiro); Ronaldo Ferreira de Lima, departamento de Ciências Sociais (conselheiro); Marizo Vitor, departamento de Arquitetura (conselheiro); professora Vânia Gicco, departamento de Ciências Sociais (conselheira); Janete Lima de Castro, departamento de Saúde Coletiva (conselheira).

O professor José Willington Germano disse em entrevista para a ADURN que a repercussão do processo eleitoral que o elegeu, mostrou a importância da Cooperativa Cultural da UFRN como um patrimônio coletivo que deve ser preservado. “A Cooperativa Cultural da UFRN tem uma história de 32 anos e é uma das poucas cooperativas culturais do país, e como livraria universitária é a única. É um espaço de respiração cultural, é uma organização de cultura da UFRN e de Natal”, disse o presidente eleito.

Segundo o professor José Willington, a Cooperativa Cultural precisa dialogar com os diversos campos do saber. “Nossa diretoria é composta de professores de diferentes áreas da universidade, pois sabemos que a Cooperativa Cultual deve ser protagonista na área artística, cultural e acadêmica da UFRN”.

Ele explicou, que as diretrizes da diretoria serão focadas em três eixos aglutinadores: Gestão Participativa e Solidária; Vida ativa da Cooperativa e Humanização. “Idealizamos uma gestão democrática, com participação nas atividades da universidade e da própria cooperativa e de humanização com os funcionários, sócios e clientes. Queremos inserir a Cooperativa Cultural no mundo com ações dialógicas e participativas”.

Dentre as suas ações da nova diretoria a serem encaminhadas o presidente destacou as seguintes: o diálogo com a comunidade estudantil; o funcionamento da Cooperativa cultural nos três turnos; a reativação das atividades da Cooperativa como espaço de manifestação cultural e artística, com destaque para o lançamento de livros; a ampliação do relacionamento com os parceiros; e a inserção da Cooperativa nos circuitos culturais do mundo dos livros.

“A Cooperativa Cultural precisa interagir com o coletivo da UFRN, abrir as suas portas aos parceiros; aos atores da vida da Universidade, ampliar os seus vínculos internos e estabelecer vínculos com a Cidade, o Estado e o País. As palavras chaves da diretoria são: abertura, diálogo, leveza e espírito solidário”.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]