SBPC repudia ataque à liberdade acadêmica

Publicado em 23 de outubro de 2023 às 15h32min

Tag(s): Nota SBPC



Em nota, a entidade e o seu Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade manifestam sua “extrema preocupação com o fato de que a discussão sobre eventos correntes, inclusive guerras, venha sendo manipulada para propiciar ataques aos valores acadêmicos, inclusive à liberdade de discussão qualificada”
 

Leia a íntegra:

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade vêm a público manifestar sua extrema preocupação com o fato de que a discussão sobre eventos correntes, inclusive guerras, venha sendo manipulada para propiciar ataques aos valores acadêmicos, inclusive à liberdade de discussão qualificada.

A sociedade brasileira tem assistido a diversas situações de ameaça a pesquisadores universitários e docentes de todos os níveis. Cancelamentos, pressão por demissões ou, ainda, a elaboração de listas de docentes a perseguir, não esquecendo insultos e agressões, são alguns dos artifícios daqueles que utilizam o intenso sofrimento das vítimas dos conflitos como repertório para perseguição política.

Tais eventos ameaçam não apenas as pessoas no seu direito de opinar de forma qualificada, como a própria natureza da produção do conhecimento científico. Conhecimento esse amparado por evidências que, por óbvio, estão sempre sujeitas à prova e ao debate respeitoso, daí a importância de um ambiente que proteja a pluralidade de pontos de vista, mas, todos eles, suportados por método e teorias.

A SBPC e o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade repudiam o ataque à liberdade acadêmica, reafirmando seu compromisso com a preservação do direito a uma formação cidadã e livre de constrangimentos que possam limitar a produção de conhecimento rigoroso, em suas variadas expressões.

São Paulo, 23 de outubro de 2023.

Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC

Veja a nota em PDF.

 

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]