Ranking aponta grande influência de cientistas das Universidades Federais do Brasil

Publicado em 23 de outubro de 2023 às 15h43min

Tag(s): Universidades Federais Ciência Ranking



A notável contribuição das Universidades Federais do Brasil para o cenário científico global foi recentemente reconhecida em um prestigiado ranking de cientistas influentes. Com uma presença marcante no estudo, as instituições brasileiras se destacaram pela excelência de suas pesquisas e pelo impacto significativo de seus cientistas na comunidade acadêmica internacional. O reconhecimento coloca em destaque a importância dessas universidades como centros de excelência na produção de conhecimento e inovação, impulsionando o progresso científico no país e além.


Ranking aponta grande influência de cientistas das Universidades Federais do Brasil

 

Um recente ranking desenvolvido pelo pesquisador John Ioannidis, da Universidade Stanford, em parceria com a editora científica Elsevier, revelou o expressivo impacto e a influência mundial de cientistas ligados às Universidades Federais do Brasil. Entre elas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se destacou como a instituição com o maior número de pesquisadores influentes no cenário global, orgulhando a comunidade acadêmica nacional.

O estudo, publicado em 4 de outubro, baseou-se em dados do Scopus, um dos maiores bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas. Ao todo, 64 pesquisadores da UFMG foram reconhecidos e incluídos nesse prestigioso ranking, destacando o impacto notável da instituição no cenário científico internacional.

O levantamento realizado por John Ioannidis e sua equipe gerou dois rankings distintos, um avaliando o impacto ao longo da carreira dos pesquisadores e outro analisando a influência de suas atividades em 2022. Com base nesses critérios, a lista final incluiu um total de 210.198 cientistas, dos quais 0,61% são do Brasil, situando o país na 25ª posição global.

Além da UFMG, outras universidades federais brasileiras também se destacaram no cenário internacional. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) seguiram a UFMG com 54 pesquisadores cada uma, seguidas pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com 26 pesquisadores cada. A Universidade de Brasília (UnB) também conquistou uma posição de destaque, com 23 pesquisadores incluídos na lista, juntamente com 30 pesquisadores da Fiocruz.

Além do sucesso no ranking de cientistas influentes, a UFMG foi celebrada recentemente pelo desenvolvimento da vacina Calixcoca, que ganhou o Prêmio Euro Inovação na Saúde. O coordenador da pesquisa, professor Frederico Garcia, expressou sua gratidão à comunidade brasileira pelo apoio à iniciativa e ressaltou a importância da UFMG como uma instituição que está fazendo a diferença no campo da ciência na América Latina.

Esses reconhecimentos ressaltam a importância das Universidades Federais do Brasil como centros de excelência na pesquisa científica e no avanço de descobertas inovadoras que impactam positivamente a sociedade global. É hora de reconhecer e valorizar o trabalho excepcional realizado por esses cientistas e suas instituições. Junte-se a nós nessa celebração dando o seu apoio e reconhecimento! 

Fonte: Sind Proifes

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]