MEC e Inep anunciam melhorias na avaliação da educação superior

Publicado em 01 de novembro de 2023 às 10h23min

Tag(s): Avaliação Enade Ensino Superior MEC



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou medidas que serão implementadas com o objetivo de aperfeiçoar a avaliação da educação superior, com o aprimoramento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a definição de indicadores mais precisos, e a revisão dos instrumentos de avaliação in loco dos cursos e das instituições. As iniciativas foram anunciadas durante a coletiva de imprensa para divulgação dos resultados do Enade 2022, nesta terça-feira, 31 de outubro. 

De acordo com os resultados do Enade 2022 e do Censo Superior 2022, também divulgados em outubro, o principal desafio é aprimorar os instrumentos para avaliar a formação do futuro professor, capacitado para aplicar os conhecimentos da graduação no ensino e aprendizagem dos estudantes. ​“O Inep ficou com a tarefa de reformar a avaliação das licenciaturas, de modo que elas se ajustassem mais plenamente às necessidades de qualificação da formação docente no país”, afirmou o presidente da Autarquia, Manuel Palacios. 

Foram reunidas equipes de todas as licenciaturas do território nacional para a formação de uma comissão. O grupo elaborou uma proposta de novas matrizes de referência para avaliação das competências docentes gerais dos cursos de formação de professores. “Avançamos nessa questão e conseguimos, com isso, redesenhar um novo trabalho para a área”, concluiu Palacios.   

Entre as principais mudanças, estão um olhar mais específico para a formação do futuro professor, com a avaliação mais focada nas competências docentes que no conteúdo específico dos bacharelados correspondentes; a expectativa de definição de critérios mínimos e resultados comparáveis entre as edições; e a avaliação dos estágios supervisionados. 

Para a avaliação dos estágios, serão considerados: 

  • Uso de questionário para avaliação dos estágios supervisionados. 
  • Aplicaçãode testes, com a colaboração das redes estaduais e municipais de educação básica.  
  • Avaliação realizada porestudantes, coordenadores do curso e professores supervisores do estágio, por meio do Sistema Enade.  
  • Avaliação do estágio supervisionado utilizada na composição da nota do estudantenas avaliações dos cursos de licenciatura.  

Ainda durante a coletiva, o diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Ulysses Teixeira, apresentou um resumo da matriz de avaliação das competências docentes gerais, que será aplicada para todas as áreas de licenciatura. “A partir de dezembro, chamaremos as comissões para, assim, discutirmos as matrizes específicas de cada área”, explicou.  

Avaliação in loco e indicadores – Um aperfeiçoamento da avaliação in loco também foi proposto, por meio da criação de instrumentos específicos por grande área da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais (Cine Brasil); do início dos estudos pelas áreas de educação; saúde e bem-estar; e engenharia, produção e construção; bem como a inclusão de objetos de avaliação específicos para as licenciaturas, abrangendo reforço da avaliação das práticas de estágios supervisionados. 

Quanto aos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, a proposta é de criação de uma cesta de indicadores que permita acompanhar as características específicas dos cursos e as missões institucionais.​ Além disso, serão realizados estudos para elaboração de indicadores que permitam monitorar novas dimensões, como a eficiência das instituições, o acompanhamento dos egressos e as condições de oferta específicas de cursos EaD.​ 

Agenda – Após o término da coletiva, foi iniciado um seminário com a apresentação de análises dos resultados do Enade 2022, feita por pesquisadores convidados. A primeira mesa temática discutiu as provas e os resultados por área de avaliação – bacharelados em direito, administração, psicologia e serviço social. Já a segunda mesa discutiu as provas e os resultados dos cursos superiores de tecnologia em gestão pública, gastronomia e design de interiores.  

 

Fonte: Ministério da Educação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]