MEC participa de consultas públicas preparatórias para CRES+5

Publicado em 20 de novembro de 2023 às 16h17min

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está participando das consultas públicas virtuais preparatórias para o evento de seguimento da Conferência Regional da Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5). Ele ocorrerá de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília (DF), e será promovido pelo Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mediante o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC). 

As consultas públicas começaram em setembro e irão até janeiro de 2024 por meio da plataforma Zoom. As audiências públicas terão a presença de todos os atores envolvidos na educação superior, com o objetivo de debater e recolher informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, além de contribuições para a realização da CRES+5. As reuniões são coordenadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) dos 12 eixos temáticos da Conferência. 

As audiências públicas contam, ainda, com a participação de especialistas que compõem os GTs. Eles serão os responsáveis pela administrarão, coleta de informações e produção dos documentos-base correspondentes ao seu respectivo eixo temático. 

Conferência – O evento será realizado na capital federal e estima-se que haverá uma presença maciça da comunidade do ensino superior, bem como de integrantes dos governos estaduais e das universidades brasileiras. A Conferência também será uma oportunidade para divulgar as novas políticas públicas da atual gestão do MEC para outros países e para estreitar o diálogo com todos os atores do ensino da educação superior da América Latina e do Caribe. 

CRES+5 – Um dos compromissos indicados na 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe Superior (CRES 2018), realizada em Córdoba (Argentina), foi realizar uma reunião de seguimento cinco anos depois, a CRES+5. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, os desafios que permanecem e as questões emergentes, em particular na fase posterior à Pandemia. Na CRES 2018, foi aprovada uma Declaração e estabeleceu-se um ambicioso Plano de Trabalho para o período 2018-2028.  

O plano de ação criado na CRES 18 possui algumas diretrizes, entre elas estão: o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; a educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e a formação de professores. 

Além dos sete eixos temáticos em torno dos quais girava o CRES 2018, a Primeira Reunião Preparatória do CRES+5 — realizada em março deste ano, em Córdoba, na Argentina — definiu e acrescentou novos eixos para coordenar e orientar os debates regionais sobre os próximos cinco anos. Para cada eixo temático, foi aprovada a constituição de um Grupo de Trabalho composto por especialistas. Mais informações sobre os eixos temáticos estão disponíveis na página da Unesco. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 

Fonte: MEC

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