Gabriela Biló lança "A verdade vos libertará" quarta (29), na UFRN

Publicado em 29 de novembro de 2023 às 10h40min

Tag(s): ADURN-Sindicato Cooperativa Cultural Lançamento livro



Por Ana Laura Alvarenga

A renomada fotojornalista Gabriela Biló, responsável por algumas das imagens mais marcantes do cenário político do país, incluindo o período do governo Bolsonaro, lança em Natal o livro "A Verdade Vos Libertará" (Fósforo, 2023). O evento ocorre nesta quarta-feira (29), a partir das 18h, no Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA II) da UFRN.

O lançamento é uma realização em parceria entre a Livraria Cooperativa Cultural e o ADURN Sindicato.

Gabriela Biló conquistou menção honrosa na edição 2020 do prêmio Vladimir Herzog, além de reconhecimento nos prêmios Mulher Imprensa, em 2020 e 2021, além do IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa) de Jornalismo 2022. A fotojornalista trabalhou durante oito anos no jornal Estado de São Paulo e hoje atua na Folha de S.Paulo.

O livro reúne uma curadoria de imagens icônicas que documentam o conturbado cenário político do Brasil na última década. Desde os protestos de julho de 2013 até a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, a obra oferece um olhar único sobre eventos que marcaram a história do país.

O evento contará com a presença de Gabriela Bilóe e também de Cristiano Botafogo, coautor da obra. Haverá ainda um bate-papo com os artistas e sessão de autógrafos.

O cientista social da UFRN Alex Galeno, representando a Cooperativa Cultural, e o presidente do Adurn-Sindicato Oswado Negrão também participam da mesa.

O livro

"A Liberdade Vos Libertará" é uma narrativa visual organizada de forma cronológica, acompanhada por notícias, memes e áudios curados pelos apresentadores do podcast "Medo e Delírio em Brasília", reinterpretados pelo artista visual Pedro Inoue. A obra captura momentos cruciais da política brasileira, desde o impeachment de Dilma Rousseff até os desafios enfrentados durante o governo bolsonarista.

Não apenas um registro visual, mas uma experiência única que convida o leitor a explorar e refletir sobre os eventos que moldaram a nação. O livro, aguardado desde o ano passado, culmina em uma fotografia capturada em 1º de janeiro de 2023, simbolizando o fim de um ciclo político.

SERVIÇO:

Lançamento do Livro “A Verdade Vos Libertará: 2013 - 2023” (Fósforo, 2023), de Gabriela Biló com Medo & Delírio e Pedro Inoue.

Data: 29 de novembro (Quarta-feira)

Local: NEPSA II - UFRN

Horário: 18h

 

Fonte: Saiba Mais 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]