Deletem os sindicatos! Salvem os sindicatos !

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 11h14min

Tag(s): Defesa de Direitos Luta Social Movimento Sindical Opinião



Por Wellington Duarte 

Se nos atrevemos a falar de sindicato, é necessário ressaltarmos que essa entidade, que assombra os empresários e é alvo descrença em boa parte dos trabalhadores, é produto direto das relações de trabalho e, portanto, quer queiramos ou não, é parte da vida de toda a sociedade! E precisamos ser racionais. Minimamente racionais na escrita desse pequeno artigo. Nem superestimar o sindicato como uma representação quase infalível dos trabalhadores e nem subestimar a capacidade que estes têm na defesa de muitas demandas dos trabalhadores.

Mas é preciso destacar que para falarmos em sindicato de uma forma geral não podemos deixar de lado as formas de organização do Trabalho e do Capital, que mudam ao longo do tempo. E como mudam! Se na minha longínqua juventude o sindicato, embora muito criticado, fosse deveras respeitado, na atualidade, então, a percepção (percepção!) que eu tenho é que boa parte, senão a maioria dos trabalhadores mais jovens, olham com um certo "ar" de desprezo para essa entidade.

É certo que com as contínuas propagandas, principalmente dos meios empresariais, mas também dos grandes meios de comunicação, e é bem verdade também como algumas gestões sindicais são extremamente danosas para as próprias entidades, o próprio termo “sindicato” foi se tornando mais e mais sinônimo de algo pouco relevante.

As “reformas” trabalhistas, especialmente no Brasil, provocaram uma devastação nunca antes vista e produziram efeitos tão ruins que, somadas à pandemia da COVID-19, quase fizeram extinguir essa entidade, relegando-a a um mero carimbador de acordos salariais. No caso da iniciativa privada, por exemplo, ou refúgio de grupos ditos “revolucionários”, quando falamos em sindicatos de servidores públicos de uma forma geral.

Me parece que muitos empresários olham para os sindicatos como um colóquio de demônios, que trabalham diariamente para reduzir seus lucros. Importante ressaltar que lucro para essa classe é a própria razão de ser de sua existência, assim, quando aparece uma entidade que questiona como esse lucro é criado e distribuído para quem de fato o origina, fica claro para os empresários que os trabalhadores, quando organizados, querem sua cabeça.

Por outro lado, os trabalhadores, bombardeados diariamente pela propaganda que os transforma em “colaboradores”, “empreendedores” e agora transformados repentinamente em “trabalhadores por conta própria”, são convencidos a olharenm o sistema capitalista como algo natural. E não somente isso, mas também olharem o patrão como aquele que lhe dá emprego, portanto, merece lealdade. Ou é isso, ou o desemprego, o subemprego e o desalento.

Dessa forma, o trabalhador é convencido a desprezar o sindicato, a vê-lo como um inconveniente na sua vida. Uma perda de tempo. O sindicalista é apresentado como uma pessoa que não gosta de trabalhar. Portanto, o sindicato é contra o trabalhador, e os meios de comunicação reforçam essa assertiva.

Para que serve, afinal, um sindicato nos dias de hoje?

A Reforma Trabalhista de 2017 quase os extinguiu e hoje começa um doloroso retorno à existência. Mas, desde pronto, sofrendo uma enorme pressão, pois para os empresários e os grandes meios de comunicação (que, inclusive, recebem recursos do governo sob várias formas) os sindicatos devem sobreviver com o mínimo de recursos. Portanto, toda e qualquer proposta de financiamento destas entidades é tratada de forma mentirosa, jogando os trabalhadores contra elas.

No caso dos sindicatos dos servidores públicos (das três esferas), o fato de os governos estarem, literalmente, amarrados a orçamentos cada vez mais restritivos afeta a renda destes e impulsiona as entidade a retomarem suas lutas, mas em um ambiente totalmente diferente do que existia nos anos 80 e 90.

As lutas sindicais têm a necessidade de reorganizarem e tratarem de fazer valer as demandas destes trabalhadores em um ambiente que mira constantemente a desarticulação do aparelho público. Esse é o desafio!

Apesar de todas essas mazelas e deficiências, os sindicatos são a última trincheira que separa o trabalhador da mais completa subserviência aos interesses do Capital, quer na esfera pública, quer na esfera privada. Sua fraqueza representa a fraqueza dos trabalhadores, obrigados a se submeterem a uma jornada de trabalho mais dura; à condições de trabalho cada vez piores; a um adoecimento mental crescente, fruto da intensificação do trabalho; a um futuro incerto, visto que a previdência parece apontar para um trabalhador que nunca poderá se aposentar.

O desejo do Capital, no limite, é o fim do Sindicato ou a redução do seu papel de representante de segmentos dos trabalhadores. E é sobre esse desejo que os sindicatos deverão, nos próximos anos, retomar seu contato com a classe trabalhadora e, quem sabe, estancarem a deterioração da vida daqueles que, na realidade, são os verdadeiros criadores da riqueza.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]