Professor do Departamento de Geologia conquista premiação do Ministério do Turismo

Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 10h01min

Tag(s): Docente Premiação UFRN



O Ministério do Turismo (MTur) premiou o professor Marcos Nascimento, do Departamento de Geologia (DGE/CCET) e coordenador científico do Seridó Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Prêmio Nacional de Turismo 2023, cujo tema foi O Turismo Transformando Vidas. O docente ganhou na categoria Academia, do grupo Profissionais de Destaque, destinada aos especialistas que atuam no meio acadêmico. 

A cerimônia aconteceu no último sábado, 16, em Brasília/DF, durante o Salão de Turismo, evento que mostra a diversidade da cultura, da gastronomia e do artesanato brasileiros, com o objetivo de reconhecer e valorizar as práticas que mais contribuíram para o turismo no país. Os três últimos finalistas de cada categoria foram definidos a partir da análise da comissão julgadora. O ganhador se consagrou entre os três por votação popular.

Marcos Nascimento é especialista e líder nos estudos de geoparques e geoturismo e foi indicado por profissionais que reconheceram nomes de destaque no turismo neste último ano. Nascimento foi indicado pelo professor Marcelo Taveira, da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN), que viu no trabalho do pesquisador o potencial de ganhar.

O professor acredita que a indicação se deve aos trabalhos realizados por ele nos últimos anos, principalmente na divulgação dos Geoparques Mundiais da Unesco no Brasil, com destaque no Seridó Geoparque Mundial da Unesco no RN. “Hoje temos esse território no Rio Grande do Norte como um exemplo de sucesso para a interiorização do turismo, onde conseguimos promover o desenvolvimento territorial sustentável e favorecer, tanto do ponto de vista social como econômico, a população local”, relata Nascimento.

Dificuldade 

De acordo com o especialista, uma das maiores dificuldades relacionadas ao geoturismo atualmente é a falta da presença do tema na academia, não sendo abordado na maioria das disciplinas de graduação e pós-graduação em Turismo. “Na UFRN temos essa facilidade porque sou professor da pós-graduação; na disciplina de Turismo em Meio Ambiente, trato sobre o geoturismo, mas não são todos os cursos que têm. Então, é importante isso estar na academia para popularizar esse conhecimento e discuti-lo junto a alunos, pesquisadores e professores”, afirma o educador.

Um trabalho que vem sendo construído há 18 anos

O professor vem trabalhando com pesquisas em geoturismo desde 2005, que tem como atrativo principal a geodiversidade e o geopatrimônio, buscando favorecer a interpretação destes dois elementos junto aos turistas e também permitindo que a população local se beneficie das visitações. “O geoturismo hoje já é uma realidade na Europa, na Ásia, e, aos poucos, vem crescendo esse novo tipo de turismo no Brasil”, informa.

Nascimento se sente honrado pelo reconhecimento concedido à área de estudo nos últimos anos e agradece a todos que votaram nele na fase final. “Quero deixar meu agradecimento a todos aqueles que pararam por um momento no celular, no computador, no tablet para votar em minha pessoa e fazer com que eu conseguisse receber esse prêmio. É uma honra ter o voto de vocês e mais ainda ter amizade e parceria com todos”, diz.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]