SIA promove congresso sobre inclusão na educação

Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 11h01min

Tag(s): Educação Inclusão Social UFRN



A Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA/UFRN) promove, entre os dias 2 e 5 de abril, o 4º Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica. A programação ocorre na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo, em Natal/RN. O evento é uma realização da SIA, com parcerias e participações nacionais e internacionais.

Trazendo o tema Acessibilidade: avaliação e boas práticas, o congresso tem como objetivo promover a educação na perspectiva inclusiva, assim como o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais. A ação visa impulsionar a produção científica e tecnológica que vem sendo produzida na Educação Superior e na Educação Profissional Tecnológica. 

Entre os palestrantes nacionais destacam-se Adriana Pagaime, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Fundação Carlos Chagas (FCC); Alexandra Anache, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); e Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, auditora fiscal do Ministério do Trabalho (MTE). O quadro de ministrantes internacionais é composto pelas professoras Maria Helena Martins, da Universidade do Algarve (UAlg/Portugal); Anabel Diez, da Universidad de Sevilla (US/Espanha); Suzana Perez, da Universidad de la Empresa (UDE/Uruguai); e Elianita Silva de Paula, pesquisadora na Northern Arizona University (NAU/Estados Unidos).

Os pilares do evento estão ligados a ensino, pesquisa e extensão. Trabalhos poderão ser submetidos em oito eixos temáticos: gestão institucional e ações afirmativas; acessibilidade e suas dimensões; ensino, avaliação e práticas educacionais inclusivas; redes de apoio e suporte para inclusão e acessibilidade; avaliação biopsicossocial da deficiência; políticas educacionais inclusivas e direitos humanos; inovação, tecnologias e produtos para inclusão e acessibilidade; e articulação, universidade e sociedade. Os textos acadêmicos podem ser enviados até o dia 19 de fevereiro.

De acordo com o coordenador do evento, o professor Ricardo Lins, do Departamento de Fisioterapia da UFRN (FST/UFRN), para a universidade pública se fortalecer, é preciso construir uma base de educação inclusiva. O Congresso é uma das iniciativas voltadas para essa finalidade. Convidamos toda a comunidade acadêmica e civil, especialmente aqueles interessados, envolvidos e curiosos com a causa da inclusão e acessibilidade, a se inscreverem e participarem”, afirma Lins.

Prêmio Romeu Sassaki

Um diferencial da 4ª edição é o prêmio Romeu Sassaki, que leva o nome de um dos principais ativistas na luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência na sociedade brasileira. A premiação busca incentivar e fortalecer ações voltadas à acessibilidade no contexto das universidades do País. Recebem a homenagem as 24 melhores iniciativas inscritas, correspondendo a três por cada eixo temático do evento. 

Os primeiros lugares de cada eixo são agraciados com um Certificado de Honra ao Mérito emitido pelo Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. Além do documento, os premiados também terão a iniciativa publicada em formato de capítulo de livro pós-congresso organizado pela coordenação geral do evento. Os trabalhos que ficarem em segundo e terceiro lugares serão premiados com certificados.

No site oficial do evento, é possível encontrar a programação completa e orientações para a submissão de trabalhos. Para inscrever-se, o participante precisa entrar no SIGEventos.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]