ADURN-Sindicato e PROIFES-Federação debatem o futuro da educação brasileira na Conae 2024

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 09h28min

Tag(s): CONAE PNE



Entre os dias 28 e 30 de janeiro, dirigentes do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação se somam a milhares de representantes de todo o Brasil, em Brasília/DF, para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, na Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. O evento marca a retomada da participação popular na construção das políticas públicas educacionais.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, participa da Conferência como observador e destaca que “é um evento histórico, que fortalece a participação popular dos trabalhadores da educação na construção de elementos fundamentais na área. De forma que sejam garantidos os fatores estruturantes da educação como um direito, como uma possibilidade de retomada do desenvolvimento social e econômico do país”.

Negrão detalha ainda que vão ser discutidos os seguintes eixos: a garantia da educação como um direito; o acesso, permanência e conclusão dos cursos, com foco nas políticas de combate à evasão escolar; a valorização dos(as) profissionais da educação; direitos humanos; o financiamento público da educação pública; e a educação como uma ferramenta necessária para a justiça social, para a proteção da biodiversidade, para o desenvolvimento social e ambiental e o enfrentamento às desigualdades. 

Já o diretor de política sindical do sindicato, Darlio Teixeira, eleito delegado na etapa do Rio Grande do Norte, afirma que “a conferência é muito importante porque vai ter a presença do governo, da sociedade civil, dos sindicatos e de entidades organizadas”. O diretor pontuou ainda que o PROIFES-Federação, o ADURN-Sindicato e a UFRN estarão presentes no encontro e vão colaborar efetivamente na construção desse plano.

A programação da Conae tem início no dia 28, com reunião das equipes de coordenação das plenárias de eixo, às 10h. À tarde, ocorre a Reunião Ampliada do Fórum Nacional de Educação (FNE) com as coordenações dos Fóruns Estaduais e Distrital. Na sequência, haverá a Plenária de Regimento da Conae 2024. À noite, a solenidade de abertura da Conferência contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades.

Veja a programação completa da Conae 2024 aqui.

 

Participação do PROIFES

O PROIFES-Federação é membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE), onde tem ocupado posição de destaque. A entidade participou ativamente da construção da Conferência Nacional de Educação (CONAE), atuando no grupo de relatoria do documento referência, e coordenando o eixo 7 desse documento, que diz respeito aos compromissos  com o desenvolvimento socioambiental sustentável e a defesa dos direitos humanos, destacando a importância da participação social na elaboração de políticas públicas.

Durante as etapas estaduais da Conferência, os sindicatos ligados ao PROIFES elegeram 19 delegados e delegadas. Esses e essas docentes levarão à CONAE contribuições para o Plano Nacional de Educação (PNE) presentes nas pautas de reivindicações do PROIFES-Federação como as lutas pela Universidade como um direito, por mais investimentos na educação pública, pela valorização dos profissionais de educação e principalmente por uma educação de qualidade, inclusiva e democrática. A delegação completa da Federação conta com a participação de mais de 30 pessoas.

Acompanhe a cobertura completa da participação do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação na CONAE 2024 aqui.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]