Nova série do Canal Educação mostra importância da participação social

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 10h11min

Tag(s): Educação Inclusão Social



O Canal Educação estreia nesta segunda-feira (22) a série Rumos da Educação. Quatro episódios vão apresentar a importância, a dinâmica e personagens envolvidos na Conferência Nacional de Educação (Conae), encontro que será realizado, em edição extraordinária, de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília. 

Os vídeos, com cerca de 3 minutos cada, serão exibidos na programação do Canal Educação e publicados nas mídias sociais da emissora. A série terá como formato final um minidoc de 13 minutos. Cada episódio abordará um tema: o primeiro explica a origem das políticas públicas e seu processo de elaboração; o segundo mostra a importância da participação social no processo de discussão da Conae; o terceiro apresenta o tema da conferência de 2024, e o último explica o que é o Plano Nacional de Educação (PNE). 

Participam da série representantes do Ministério da Educação e de instituições atuantes na área e que integram o Fórum Nacional de Educação (FNE). 

Conferência Nacional de Educação 

A Conae é peça fundamental para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) dos próximos 10 anos. Após etapas municipais e estaduais realizadas em 2023, o evento nacional vai reunir mais de 2 mil pessoas, de todas as regiões do país, que participarão de debates a partir do tema central "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável". 

A abertura oficial do evento, marcada para o dia 28 de janeiro, às 19h, no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, e de representantes da sociedade civil e comunidade acadêmica. 

A Conferência é organizada a partir de sete eixos, que analisam e estabelecem os problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias do PNE 2024-2034.  

Serviço 

Rumos da Educação - Minissérie informativa sobre a Conferência Nacional de Educação A partir de 22 de janeiro, na interprogramação e mídias sociais do Canal Educação. 

Fonte: EBC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]