Educação superior no sistema educacional é um dos eixos da CRES+5

Publicado em 06 de fevereiro de 2024 às 10h28min

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O evento de acompanhamento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (CRES) 2018, chamado de CRES+5, será realizado de 13 a 15 de março, em Brasília (DF). O tema do Eixo 1 é “Educação superior como parte do sistema educacional na América Latina e Caribe”. Ao todo, 12 eixos vão amparar o debate na Conferência.  

A CRES+5 vai ser uma oportunidade para analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, em 2028.  

As discussões realizadas no âmbito do Eixo Temático 1 da CRES+5 propõem que a educação superior não deve ser considerada nem administrada como uma instância isolada do sistema educativo, mas sim como uma etapa em coordenação e coconstrução com todos os outros níveis da educação formal e informal. Ao compreender a educação enquanto processo de formação contínua, buscando uma articulação efetiva em sistemas educacionais nacionais e regionais transformadores, destaca-se a necessidade de avaliar as mudanças e os avanços que as instituições de educação superior (IES) devem assumir a fim de cumprir esse papel integrador.  

Nesse sentido, os diferentes pilares de atuação das IES — formação, pesquisa e extensão — devem contribuir ativamente para as políticas públicas, priorizando o combate às profundas desigualdades e iniquidades que afetam a América Latina e o Caribe, as quais se agravaram com a pandemia de Covid-19. O intuito é promover a inclusão, a justiça social, a dignidade humana, a interculturalidade e a sustentabilidade.  

Além disso, para a construção desse modelo integrador de educação superior, é necessária a participação ativa e plural de professores, pesquisadores, estudantes, trabalhadores não docentes e da comunidade educativa na construção e implementação de estratégias de transformação das IES. Essas e outras prioridades compõem a reflexão do Eixo 1 na sua missão de pensar e fazer educação superior de forma integral e integradora com o sistema educacional e a realidade social.  

Participantes – As atividades do Eixo 1 são lideradas pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por: Axel Didriksson T., pesquisador titular da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), em seu Instituto de Pesquisa sobre Universidade e Educação (IISUE), e coordenador da Universidade UNESCO e Cátedra de Integração Regional; Enrique José Mammarella, reitor da Universidade Nacional do Litoral (Argentina); María Beatriz Luce, professora de Política e Gestão Educacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora do Conselho Diretor (2019-2023) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); e Marcela Arellano Ogaz, diretora vinculante de Integração Institucional do Instituto Profissional Duoc UC do Chile. 

Documento-Base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos GTs responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência vai ocorrer em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutirá as minutas desses documentos. 

A chamada regional para contribuições à CRES+5 continua aberta. Instituições, organizações e redes de educação superior da América Latina e do Caribe podem participar (via formulário específico) da construção coletiva da reunião de acompanhamento da Conferência, com comentários ou documentos que reflitam suas considerações diante dos principais desafios enfrentados pela educação superior na região. 

As contribuições recebidas serão revisadas pelos especialistas responsáveis por cada um dos 12 eixos temáticos da Conferência, que deverão avaliar sua relevância para a inclusão na preparação do documento-base correspondente ao seu respectivo eixo temático. 

CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018, chamada de CRES+5, está sendo organizada pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC-UNESCO). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.    

Entre as atividades para a reunião de acompanhamento, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo na região, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México) e Assunção (Paraguai). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da Conferência. A quarta reunião preparatória será realizada em Havana, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2024, no âmbito do Congresso Universidade 2024. 

As inscrições para a CRES+5 podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro de 2024 pelo formulário disponível no respectivo site. Mais informações sobre a Conferência podem ser obtidas por meio do site ou do e-mail [email protected].    

CRES – A 3ª Conferência Regional de Educação Superior 2018, realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Além disso, assumiu o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois, a CRES+5, visando promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente após a crise pandêmica da Covid-19. A CRES+5 será uma oportunidade para analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, em 2028. 

Fonte: Ministério da Educação

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