UFRN firma parceria acadêmica com instituição cubana

Publicado em 08 de fevereiro de 2024 às 10h09min

Tag(s): Ensino Superior Parceria UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Escuela Superior de Cuadros del Estado y Del Gobierno (ESCEG) assinaram acordo de cooperação, nessa terça-feira, 6 de fevereiro, em Havana (Cuba). A parceria foi pactuada pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e a reitora da ESCEG, Mercedes Delgado Fernández, com o objetivo de desenvolver ações de interesse mútuo, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão.

O evento contou ainda com a participação do ministro da Educação Superior de Cuba, Walter Baluja Garcia, e  do embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas, além de outras instituições brasileiras e cubanas, as quais também firmaram parcerias.

O reitor Daniel Diniz ressaltou a importância das cooperações interinstitucionais para o progresso da ciência e da tecnologia. O gestor também destacou a relevância das parcerias internacionais, que reduzem as fronteiras e fomentam a construção do conhecimento de forma coletiva, em benefício da humanidade.

Com o prazo de cinco anos e sem transferência de recursos financeiros, o acordo prevê visitas técnicas e acadêmicas de professores, estudantes e técnicos administrativos das instituições, visando à realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária; constituição de grupos de trabalho, elaboração e desenvolvimento conjunto de projetos e programas de cooperação; organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais; publicações acadêmicas, científicas e culturais; entre outras iniciativas.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]