UFRN sedia Encontro Internacional de Estudos Literários

Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 09h25min

Tag(s): Encontro Incentivo à leitura UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será palco do IX Encontro Internacional de Estudos Literários (EIEL) nos dias 13, 14 e 15 de março. Com o tema Memória, trânsitos, convergências, o evento acontece nas dependências do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). As inscrições estão abertas por meio do SIGeventos.

A programação inclui mesas-redondas e conferências que visam reunir acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica e do ensino superior, para discutir literatura e outras línguas. O encontro propicia o diálogo entre colaboradores nacionais e internacionais do GPHCE – Grupo de Pesquisa Historiografia Literária, Cânone e Ensino, promovendo discussões sobre os rumos acadêmico-científicos para compreender o status da literatura no contexto contemporâneo. Entram ainda em debate questões como a mobilidade da tradição no mundo atual, suas relações com as margens e as fronteiras.

O tema escolhido para o IX EIEL, Memória, trânsitos, convergências, destaca a importância da língua e da literatura como meios de interação cultural entre o Brasil e a América Latina. Nesse sentido, exploram-se diversas vozes, falares e posicionamentos ideológicos, proporcionando uma reflexão sobre os caminhos da teoria e da crítica literária como ferramentas para avaliar a diversidade do objeto literário na contemporaneidade.

Para apresentação de trabalhos é exigida uma taxa, enquanto a participação como ouvinte é gratuita, mas requer inscrição no SigEventos. A programação completa está disponível no site do evento.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]