UFRN oferta dois novos cursos para formação de professores

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 14h39min

Tag(s): Cursos Ensino UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi selecionada no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com o resultado do edital público, a instituição de ensino passa a ofertar dois novos cursos, que são a Licenciatura Intercultural Indígena, com 40 vagas, e  Educação Especial Inclusiva, com 50 vagas.

Para a pró-reitora de Graduação (Prograd-UFRN), Elda Melo, o resultado do edital da Capes “demonstra a disposição da UFRN em abraçar a diversidade de forma real e concreta, apoiando e propiciando a oferta de cursos que, em essência, oportunizam a formação qualificada de professores para desenvolver um trabalho genuinamente inclusivo em sua prática pedagógica e em seu olhar sobre os educandos indígenas e com necessidades específicas”.

O Parfor Equidade visa à formação de professores, em exercício, nas licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.

Neste edital da Capes, pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já ensinem na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência aos indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial. Já aos demais públicos, haverá processo seletivo pelas instituições de ensino superior.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]