Conferência Regional de Educação Superior terá 1,7 mil pessoas

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 14h54min

Tag(s): CRES+5 Ensino Superior MEC



CRES+5 — reunião de acompanhamento da III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (CRES 2018) — recebeu 1,7 mil inscrições. O encontro ocorrerá em Brasília (DF), de 13 a 15 de março, e debaterá 12 eixos temáticos, alguns já presentes na III CRES e outros incluídos por consenso regional após a Conferência Mundial de Educação Superior de 2022. Um dos principais objetivos do encontro é avaliar o quanto os sistemas de educação superior da região avançaram em cada área prioritária durante o período, bem como os desafios persistentes e emergentes. 

Dentre os temas presentes na agenda da reunião, estão: educação superior como parte do sistema na América Latina e no Caribe; diversidade cultural e interculturalidade; impactos da Covid-19; e a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico. Na CRES+5, será finalizada a análise que os Grupos de Trabalho de cada eixo temático vêm realizando desde agosto de 2023, incluindo consultas públicas e reuniões preparatórias em diferentes países da região. “As preparatórias foram importantes para podermos chegar à CRES+5 com o documento-base de cada eixo temático o mais completo possível”, afirmou Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Fundação. 

A CRES+5 é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público é composto por reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes e representantes de redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, organizações governamentais e não governamentais, além de interessados na educação superior no continente.  

CRES+5 – O encontro leva o nome de CRES+5 porque debate e avalia o progresso da educação superior cinco anos após a III Conferência Regional de Educação Superior, ocorrida em 2018, em Córdoba, na Argentina. Além disso, a CRES+5 estabelece prioridades para o próximo evento, que será em 2028. Entre as atividades preparatórias para a reunião de acompanhamento, aconteceram debates abertos e participativos na região e consultas públicas virtuais para discutir e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos. 

Neste mês, o MEC e a Capes participaram da quarta e última reunião preparatória para a CRES+5, em Havana, Cuba. As anteriores ocorreram em Córdoba (Argentina), sede da III CRES; Puebla (México); e San Lorenzo (Paraguai). A maior delegação estrangeira no evento foi a do Brasil, representado pelo MEC e pela Capes.  

 

Fonte: MEC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]