UFRN inicia ano letivo 2024 com diversidade e inclusão

Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 11h12min

Tag(s): Educação Ensino UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia o ano letivo de 2024 nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, quando cerca de 45 mil integrantes voltam a movimentar os campi de Natal, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Diante dessa pluralidade, a instituição de ensino destaca a temática da diversidade e da inclusão, com a Campanha Sua brincadeira incomoda, cujo objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor.

Na mensagem dirigida à comunidade universitária, o reitor José Daniel Diniz Melo desejou “um novo ano produtivo na UFRN, semeando os princípios da inclusão e da diversidade, para colhermos frutos de uma sociedade cada vez melhor para todas as pessoas”, ao ressaltar que o papel da Universidade vai além da formação profissional, visto que a Instituição tem como missão o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Rio Grande do Norte e do Brasil. 

Formada por uma comunidade diversa, com estudantes, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados, a UFRN vem aprimorando iniciativas que visam a uma melhor convivência, no âmbito da instituição. Um relevante marco foi a institucionalização da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, em 2023, que apresenta princípios, estratégias, diretrizes e o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (PPEAD), gerenciado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas em Situação de Violência da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Nesse sentido, a coordenadora Núcleo de Apoio às Pessoas em Situação de Violência, Julliana Paiva, explica que a campanha tem o intuito de sensibilizar a comunidade universitária em relação à necessidade do respeito à diversidade, bem como sobre a prevenção de condutas discriminatórias e violentas no ambiente universitário, que precisa ser justo, seguro e acolhedor para todos e todas.  

A presidente do Comitê UFRN com Diversidade, Mariana de Siqueira, contou que a campanha conterá ações diversas e que ocorrerá em inúmeros locais da Universidade, com o objetivo de permitir o acesso à informação sobre seu conteúdo ao maior número possível de membros da comunidade acadêmica. Ela ressaltou que a campanha terá apresentação concentrada agora e que se manterá presente durante todo o ano letivo.

A comunidade universitária pode acompanhar as ações da campanha por meio dos canais oficiais da UFRN. Seguem os contatos de setores voltados para a temática da iniciativa:

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]