Projeto incentiva o desenvolvimento regional no Seridó

Publicado em 04 de março de 2024 às 14h29min

Tag(s): Cultura Projeto UFRN



Ampliar as atividades nos pilares de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade da região seridoense. Esse é o objetivo do projeto Museu do Seridó: Um Patrimônio Cultural impulsionando o desenvolvimento regional, coordenado por Anna Cláudia Nobre, diretora do Museu do Seridó (MDS/UFRN). Com início neste ano de 2024, a iniciativa busca realizar a conservação, preservação, comunicação e ações educativas com temas relacionados ao Seridó e à sociedade local.

Uma das propostas para a execução do projeto é tornar o Museu do Seridó mais presente e atuante, especialmente na comunidade seridoense, ampliando seu papel social de contribuir para o desenvolvimento regional. De acordo com Anna Cláudia Nobre, a ação extensionista é um dos pilares do conhecimento acadêmico, por exercer um papel fundamental de trazer o estudante ao protagonismo de sua aprendizagem e de interagir de forma mais concreta com o meio social, a fim de construir de forma colaborativa soluções para os problemas da comunidade.

Todas as ações desenvolvidas no projeto contam com a colaboração e participação do público externo e visam ampliar o espírito cidadão dessa população. “A cultura seridoense é algo que se destaca no Rio Grande do Norte, e o Museu é o local de preservação e valorização da cultura e da história regional”, afirma Anna Cláudia. Ela comenta, ainda, que não há como pensar o Museu do Seridó sem o vínculo com a comunidade externa, visto que a Instituição é um instrumento contribuinte para que o seridoense se destaque no cenário do estado e do Nordeste brasileiro. 

Entre as atividades desenvolvidas no Museu está a realização de curadoria e exposições gratuitas abertas ao público em geral. Além dessas ações, a diretora ressalta atividades voltadas ao campo da educação, em que é esperado dar continuidade à divulgação do Museu nas escolas, incentivando crianças e jovens a valorizar o patrimônio cultural de sua região. Já na área de Museologia, é esperado prosseguir a catalogação do acervo. 

A diretora ressalta, ainda, o trabalho exercido pela antiga direção do Museu do Seridó, formada pelas professoras da UFRN Vanessa Spinosa e Sandra Araújo. Ela acrescenta, além disso, que junto a Leandro Cavalcante, vice-diretor do Museu, terão o desafio de garantir continuidade e ampliar os avanços já realizados.

Para esse ano de 2024, existe a expectativa de reformar e ampliar o Museu do Seridó. Espera-se também uma ampliação da presença digital do MDS, por meio de ações online, como a realização de lives no canal do Youtube do Museu, bem como a produção de conteúdos, a fim de disseminar informações pelas mídias sociais.

Museu do Seridó e seu passado

Construído no ano de 1812, o edifício do Museu do Seridó já sediou o Senado de Câmera, com o exercício de funções administrativas e judiciais no município de Caicó. Com alto valor histórico e arquitetônico, o prédio é conhecido também como “Cadeia Velha” por já ter servido de espaço para pessoas privadas de liberdade, o que o tornou um dos poucos exemplares históricos ainda existentes no Rio Grande do Norte, e inspira, atualmente, sua identidade visual. 

Vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) desde o ano de 1999, o Museu do Seridó surgiu com a missão de pesquisar, preservar e comunicar as identidades culturais do Seridó potiguar. Busca, além disso, fomentar o progresso científico, educacional, artístico, social e turístico da região, de maneira a contribuir com o desenvolvimento humano, levando em consideração a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]