UFRN discute orçamento com MEC

Publicado em 07 de março de 2024 às 10h37min

Tag(s): MEC Recomposição orçamentária UFRN



Nessa quarta-feira, 6 de março, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, cumpriu agenda no Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF. Na ocasião, juntamente com os outros representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o gestor foi recebido pelo ministro Camilo Santana, que se comprometeu a retomar a recomposição orçamentária das instituições federais de ensino superior (Ifes).

Os reitores presentes apresentaram as dificuldades orçamentárias das universidades e dos CFETs, visto que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 prevê um orçamento discricionário 0,7% menor para a rede de universidades federais.

Os dirigentes das Ifes abordaram, também, questões relativas a pessoal, aos número de vagas de estudantes e aos projetos importantes que as universidades fazem para a sociedade.

O ministro Camilo Santana se comprometeu a retomar os valores que estavam no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2023. Na avaliação da Andifes, os valores ainda são insuficientes para a manutenção plena das instituições, mas a iniciativa pode representar o início de retomada do orçamento.

Além de outros representantes da Andifes, também estiveram presentes no encontro o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, e o secretário-executivo adjunto, Gregório Grisa, além do subsecretário de Planejamento Orçamentário, Adalton Matos.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]