Sidarta Ribeiro lança “Flores do Bem” nesta quinta, na UFRN

Publicado em 20 de março de 2024 às 10h12min

Tag(s): Cooperativa Cultural Lançamento livro UFRN



O biólogo e neurocientista Sidarta Ribeiro lança, nesta quinta-feira (21), o livro “Flores do bem: ciência e história da libertação da maconha”. O evento ocorre a partir das 19h, com bate-papo com o autor, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. O lançamento é uma parceria da livraria Cooperativa Cultural e a editora Fósforo.

A obra busca combater a desinformação e os preconceitos em torno da cannabis, destaca a importância de se entender a planta não apenas como uma droga, mas também como um recurso com potencial medicinal e cultural.

Usando uma linguagem acessível, Sidarta apresenta uma análise histórica desde os tempos antigos, quando a maconha era amplamente utilizada em diversas culturas, até os dias atuais, marcados por debates intensos sobre sua legalização e seu uso terapêutico.

Ao abordar a campanha global que levou à proibição da maconha, o autor destaca as motivações políticas, racistas e econômicas que influenciaram essa decisão, desmistificando os estigmas que envolvem a planta. Ribeiro também discute o papel da ciência na reversão desse cenário, ressaltando as descobertas recentes sobre os benefícios medicinais da cannabis e seu impacto na indústria farmacêutica e na saúde pública, enfatizando o crescente reconhecimento das propriedades terapêuticas da cannabis e seu potencial de desenvolvimento em diferentes setores ao redor do globo.

O lançamento do livro proporcionará aos participantes a oportunidade de um contato direto com o autor, possibilitando diálogos sobre os temas abordados na obra e a chance de adquirir um exemplar autografado. Além de ser um destacado cientista e professor da UFRN, Sidarta Ribeiro, é membro do grupo de pesquisa de saúde mental do CEE Fiocruz e traz uma perspectiva multifacetada ao seu trabalho, enriquecida por sua vivência como capoeirista do grupo Capoeira Brasil e discípulo dos mestres Caxias e Paulinho Sabiá.

Não é necessária inscrição prévia para participar do evento, que promete ser um espaço de reflexão e aprendizado sobre um dos temas mais controversos da atualidade. O lançamento de "As Flores do Bem" representa um convite para repensar nossas concepções sobre a maconha e considerar novas perspectivas para sua regulamentação e uso responsável.

Serviço:

Lançamento do Livro "As Flores do Bem: Ciência e a História da Libertação da Maconha" (Fósforo, 2023)

 

Fonte: Saiba Mais 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]