Projeto Inclusão Digital para Idosos abre inscrições no próximo dia 06

Publicado em 26 de março de 2024 às 17h02min

Tag(s): Projeto Tecnologia UFRN



O Projeto Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI) abre as inscrições no próximo dia 06 de abril, a partir das 8h, por ordem de chegada. As pessoas interessadas devem comparecer presencialmente ao Instituto Metrópole Digital (IMD), localizado no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O curso é presencial e gratuito, e não é necessário pagar nenhuma taxa. A pessoa interessada deve apenas levar documento de identificação.

A iniciativa é um projeto de extensão do IMD, realizado por alunos da própria universidade, e é pensado para pessoas da terceira idade, acima de 60 anos, interessadas em usufruir das tecnologias digitais. O principal objetivo do ProEIDI é proporcionar autonomia, independência, autoestima e senso de pertencimento à pessoa idosa.

Neste semestre serão ofertadas 56 vagas, sendo 18 para o curso de computador e 38 para o curso de smartphone. As aulas acontecerão todos os sábados, do dia 13 de abril ao dia 15 de junho. Haverá turmas de 8h30 às 10h e turmas de 10h30 às 12h. 

Confira os cursos disponíveis

Smartphone Básico

O curso oferta as seguintes disciplinas: Agenda e ligação; Configurações; QrCode; Internet; Whatsapp; Instagram

Computador

O curso oferta as seguintes disciplinas: Introdução; Teclado e mouse; Manipulação de arquivos; Internet; Email e Drive; Documentos.

O Projeto Inclusão Digital para Idosos

Isabel Nunes é coordenadora do ProEIDI e conta que a iniciativa é uma forma de inserção da pessoa idosa em uma sociedade cada vez mais tecnológica. “Está mais do que perceptível que a tecnologia se faz presente em todos os lugares, e quem não sabe usá-la é excluído em vários sentidos. Desde o grupo da família que a pessoa não participa, até o acesso às políticas públicas, que hoje são muito realizadas por meio de aplicativos”, explica. “Se as pessoas não puderem acessar essas tecnologias, como aplicativos e sites, elas perdem muita coisa”

A coordenadora ressalta que, com o aprendizado do uso das tecnologias digitais, é possível alcançar, além da inclusão social atrelada à tecnologia, também conquistas relacionadas à saúde: “O uso da tecnologia e o desenvolvimento do pensamento computacional são coisas que auxiliam no exercício mental, fazendo com que o declínio cognitivo seja menor com o passar dos anos”, argumenta Nunes. Além disso, o letramento digital da pessoa idosa também é um dos objetivos que o ProEIDI busca. Como explica Nunes, trata-se de observar as tecnologias com um olhar crítico.

O ProEIDI também tem como objetivo facilitar as atividades de idosos no mundo do trabalho e da educação. Nunes destaca que, durante esses anos de projeto, já foram acompanhadas várias conquistas de alunos. Um deles, narra a coordenadora, se sentiu à vontade para, após a conclusão do curso de extensão, entrar na graduação em Letras, na UFRN, já que estava mais familiarizado com as tecnologias que as atividades da universidade exige.

A ideia do projeto surgiu em 2015, por iniciativa de duas alunas, a partir da disciplina “TI e Sociedade”, e desde 2016 o projeto vem sendo implantado, enfrentando uma pausa somente durante a pandemia do Covid-19, já que acontece de forma presencial.

Serviço

O quê: Inscrições no Projeto Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI);

Quando: 06 de abril, a partir das 8h, por ordem de chegada;

Onde: Sede do Instituto Metrópole Digital – Av. Capitão Mor Gouveia, S/N - Lagoa Nova, Natal - RN.

As dúvidas podem ser consultadas por meio do Instagram do ProEIDI.

 
Fonte: Saiba Mais 
 
 
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]