ADURN-Sindicato lamenta a morte da professora Jucimar França Vilar Lima

Publicado em 09 de julho de 2025 às 10h46min

Tag(s): Nota de pesar



Foi com profunda tristeza que a diretoria do ADURN-Sindicato recebeu na manhã desta quarta-feira (09) a notícia do falecimento da docente aposentada Jucimar França Vilar Lima.

Com um sorriso largo que era sua marca registrada, Jucimar fez história na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e deixou o seu nome marcado na área da saúde, em especial na enfermagem norteriograndense. Sua trajetória impactou direta e indiretamente a vida de milhares de pessoas no nosso estado.

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), Jucimar foi uma das professoras pioneiras do Departamento de Enfermagem da UFRN, tendo ingressado como docente em 1978, cinco anos após a criação do curso. 

Mais tarde, em 2006, foi uma das professoras que estiveram à frente da criação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa). A unidade localizada no município de Santa Cruz transformou não só a vida dos estudantes que por ela passaram, mas de todos os moradores da região.

Defensora incansável da democratização do acesso à universidade, Jucimar França foi coordenadora do projeto de curso pré-vestibular voltado para alunos das escolas públicas, o PROCEEM. 

Reconhecida como uma grande figura humana, teve o seu nome eternizado no Centro Acadêmico de Enfermagem da UFRN, uma homenagem e reconhecimento que recebeu ainda em vida.

A partida de Jucimar é uma perda irreparável. O ADURN-Sindicato reverencia o seu legado e exemplo de vida. Neste momento de dor e consternação, expressamos as mais dolorosas condolências à família e aos amigos. 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]