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Publicado em 29 de agosto de 2025 às 15h15min
Nos próximos dias 03, 04 e 05 de setembro, o Laboratório de Políticas Educacionais e a Linha de Pesquisa Educação, Políticas e Práxis Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizam o V Colóquio de Políticas Educacionais: Direito à Educação: Agenda, Alternativas e Desafios. O evento tem como objetivo central promover uma análise crítica e interdisciplinar das políticas educacionais contemporâneas, discutindo os desafios e as oportunidades que se apresentam para a garantia do direito à educação no Brasil.
A programação contará com conferências, mesas de debate, oficinas de pesquisa, sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos e lançamento de livros, promovendo um espaço de interlocução coletiva. Além de incentivar o diálogo entre pesquisadores nacionais, estudantes e profissionais da educação, o Colóquio busca ampliar o debate sobre o papel das políticas públicas na redução das desigualdades e no fortalecimento da educação pública de qualidade. Nesse sentido, propõe-se também a refletir sobre experiências e iniciativas inovadoras que possam servir como referência para a formulação de agendas educacionais mais inclusivas e equitativas.
Integrado ao Colóquio, no dia 02 de setembro, será realizado o I Seminário da Pesquisa vinculado ao projeto intitulado “Educação Superior e Processos de Privatização em países da Ibero-américa (Portugal, Espanha, Peru, Chile e Argentina) no período de 1990 a 2024”. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o projeto tem como objetivo analisar a configuração da privatização da educação superior e básica nesses países, identificando os principais fatores que marcam esse processo em diferentes contextos históricos. O Seminário reunirá pesquisadores internacionais convidados, ampliando o escopo de reflexão para além do cenário brasileiro.
Entre os objetivos do V Colóquio, destacam-se: analisar e debater de forma crítica e interdisciplinar as políticas educacionais contemporâneas, com foco nos desafios e oportunidades de redução das desigualdades educacionais, à luz dos Planos Nacionais de Educação e de Pós-Graduação; discutir políticas públicas capazes de responder de forma efetiva às desigualdades regionais e locais; induzir a articulação entre grupos de pesquisa de diferentes universidades, estimulando a formulação de projetos em rede nacional; e debater com pesquisadores de várias instituições os projetos, teses e dissertações desenvolvidos por mestrandos e doutorandos dos programas participantes.
As inscrições para o V Colóquio de Políticas Educacionais: Direito à Educação: Agenda, Alternativas e Desafios estão abertas para o público geral até segunda-feira, 1º de setembro. Para se inscrever, clique aqui
A programação completa do evento pode ser consultada abaixo: