CARTA ABERTA AO POVO POTIGUAR EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL E DA DEMOCRACIA

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 16h54min

Tag(s): Democracia



Nós, representantes dos Poderes constituídos, das entidades e dos movimentos sociais do Estado do Rio Grande do Norte, vimos a público manifestar nossa indignação diante das graves ameaças à nossa soberania e declarar, de forma enfática e inegociável, que somos uma Nação independente e soberana.

O Estado Democrático de Direito, consagrado em nossa Constituição, é a maior conquista da sociedade brasileira. Ele garante a liberdade, a justiça social, o pluralismo e a igualdade, assegurando que todo poder emana do povo e deve ser exercido em seu benefício.

A soberania nacional é expressão dessa vontade popular e pilar fundamental da democracia. É ela que assegura ao Brasil o direito de decidir seus próprios destinos, sem submissão a pressões ou interesses que não sejam os de sua gente. Nenhum poder paralelo, interno ou externo, pode se sobrepor ao princípio da autodeterminação dos povos.

No cenário internacional, reiteramos o compromisso com a paz e a cooperação entre as nações, fundados no respeito à soberania de cada Estado e no princípio da não intervenção em assuntos internos. Só há verdadeira convivência democrática no mundo quando se respeitam a autonomia, a igualdade jurídica e a livre escolha de cada povo.

Diante das tentativas de enfraquecimento de nossas instituições, afirmamos com convicção: a Constituição é a nossa fortaleza, a democracia é o nosso caminho e a soberania é o nosso destino.

Por isso, declaramos solenemente: a democracia não se negocia, a soberania não se subordina, e o Estado Democrático de Direito não se rende.

SOMOS 100% BRASIL e 100% POTIGUARES!!

Natal/RN, 28 de agosto de 2025.

COMITÊ POTIGUAR EM DEFESA DA SOBERANIA E DA DEMOCRACIA/CPDSD

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]