Ciência & Tecnologia: ADURN-Sindicato reforça compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento nacional

Publicado em 16 de outubro de 2025 às 10h24min

Tag(s): Ciência e Tecnologia



Nesta semana, o Brasil celebra o Dia Nacional da Ciência & Tecnologia, essa data tem como objetivo ressaltar a importância da produção científica e da inovação como pilares do desenvolvimento econômico, social e humano do país.

A ciência brasileira tem sido construída dentro das universidades públicas, em laboratórios, salas de aula e projetos de extensão que transformam realidades. E é nesse contexto que o ADURN-Sindicato e o PROIFES-Federação reafirmam seu compromisso com a defesa da pesquisa, do conhecimento e do financiamento público para o setor.

Segundo o diretor de Política Sindical do ADURN-Sindicato, professor Dárlio Inácio, essa pauta está no centro das ações do sindicato e das entidades federadas. “O ADURN-Sindicato dialoga com a temática da Ciência & Tecnologia articulada com a educação, através de um grupo de trabalho que atua tanto a nível local quanto nacional, junto aos sindicatos federados ao PROIFES-Federação. Dentro dessa temática, nós buscamos reivindicar e garantir os recursos do FNDCT, do CNPq e da CAPES. Esse diálogo é constante com outras instituições governamentais para cobrar do poder público a garantia dos recursos para ciência e tecnologia no nosso país”, explica. 

O professor também destacou que o trabalho do sindicato se baseia na defesa do tripé Educação, Ciência & Tecnologia, considerado indissociável. “Nós trabalhamos muito na garantia dos recursos e na articulação entre essas áreas. No último encontro nacional do PROIFES, realizado em Santa Catarina, organizamos uma mesa para debater as avaliações dos programas de pós-graduação, um tema que é uma demanda constante da comunidade universitária”, relembra.

Para Dárlio, discutir ciência é discutir o futuro do Brasil. Ele reforça que fortalecer a pesquisa e a educação pública é garantir a soberania nacional: “A ciência e a educação no Brasil são fundamentais para o desenvolvimento do país e para a soberania nacional. Para nós do ADURN-Sindicato, que valorizamos a educação, a ciência e a tecnologia, esse é um tema que tratamos com muita responsabilidade e com muito valor. Sabemos que o tripé ensino, pesquisa e extensão deve estar sempre muito forte. Por isso, consideramos este dia de grande importância para o Brasil e para a comunidade da UFRN. Viva a ciência brasileira, viva a pesquisa brasileira!”

Neste Dia Nacional da Ciência & Tecnologia, o ADURN-Sindicato se soma a todos e todas que acreditam no poder transformador do conhecimento e reafirma sua luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]