ADURN-Sindicato convida docentes para audiência pública sobre os impactos da Reforma Administrativa

Publicado em 17 de outubro de 2025 às 10h36min

Tag(s): Audiência Pública Reforma Administrativa



Na próxima segunda-feira, 20 de outubro, o ADURN-Sindicato convida docentes, estudantes e a sociedade em geral a participarem da audiência pública “Impactos da Reforma Administrativa nas Políticas Públicas”, que será realizada às 15h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A atividade é uma iniciativa conjunta do centrais sindicais, sindicatos e de parlamentares potiguares comprometidos com a defesa do serviço público e dos direitos sociais. Após a audiência, haverá um ato político-cultural em frente à Assembleia, a partir das 16h.

A proposta de Reforma Administrativa, apresentada recentemente no Congresso Nacional, tem preocupado entre servidores e especialistas por representar um ataque direto à estrutura do Estado e às políticas públicas essenciais, como saúde, educação e seguridade social.
  
O presidente do ADURN-Sindicato, professor Oswaldo Negrão, alerta para a gravidade do texto em discussão. “A nova proposta da Reforma Administrativa foi apresentada nas últimas semanas no Congresso Nacional e nos causa bastante preocupação, considerando as várias frentes que ela possui. Para além de uma reforma administrativa, ela também é uma reforma de Estado”, destacou.

De acordo com Oswaldo, a proposta “destrói as políticas públicas”, pois altera o financiamento e retira as garantias constitucionais de investimento mínimo em áreas essenciais. “Nela desaparece a figura do servidor público municipal, estadual e federal. É uma proposta que reestrutura totalmente o Estado brasileiro, as formas de financiamento das políticas públicas e as carreiras de todos os profissionais”, reforçou o presidente.

O dirigente também enfatizou a importância da mobilização e do controle social, destacando que o debate sobre a Reforma deve envolver toda a sociedade. “Precisamos exercer a cidadania acompanhando a atuação dos parlamentares eleitos e entendendo como votam em relação à Reforma Administrativa. É essencial que a população se aproprie dessa pauta, que está no centro das discussões nacionais”, afirmou.

Dessa forma, o ADURN-Sindicato ressalta a importância da mobilização popular em defesa do serviço público, dos direitos dos servidores e a manutenção de políticas que garantam o acesso à educação e à saúde de qualidade para todos e todas. A audiência do dia 20 é mais um passo nessa luta. Participe!

Serviço:
O quê: Audiência Pública “Impactos da Reforma Administrativa nas Políticas Públicas”
Quando: Segunda-feira, 20 de outubro
Horário: 15h
Onde: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – Natal/RN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]