ADURN-Sindicato lamenta morte do professor emérito José Lacerda Alves Felipe

Publicado em 14 de novembro de 2025 às 10h29min

Tag(s): Nota de pesar



O ADURN-Sindicato recebeu, com muita tristeza, a notícia do falecimento de José Lacerda Alves Felipe. A morte do docente emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aconteceu na última quinta-feira, dia 13 de novembro. 

José Lacerda Alves Felipe faleceu aos 77 anos; entrou na instituição há 48 anos e era sindicalizado ao ADURN-Sindicato há 42 anos. Lacerda era graduado em Geografia pela UFRN, mestre na área pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua significativa atuação na área perpassou pela geografia urbana, pela economia, cidade, território e lugar. Como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado à universidade, Lacerda recebeu no dia 29 de agosto o título de professor emérito da instituição. 

Além disso, o docente foi diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN); ex-secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Finanças do Estado do Rio Grande do Norte (SEPLAN); ex-professor visitante sênior CAPES na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e dinâmicas territoriais no Semi-árido (UERN). Autor de livros, pesquisador e gestor, José foi também diretor da Editora Universitária (EDUFRN), vice-diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN) e presidente da Cooperativa Cultural. 

Para quem tem o desejo de prestar as últimas homenagens ao docente José Lacerda Alves Felipe, o velório está acontecendo na manhã desta sexta-feira (14), no Cemitério e Crematório Vila Flor, em Macaíba. O sepultamento acontecerá na tarde de hoje, às 15h, no mesmo endereço. Consternados(as) com o falecimento, os(as) diretores(as) do ADURN-Sindicato lamentam profundamente a partida de professor Lacerda e prestam solidariedade ao seu filho, Ivan Max, diretor da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN); e aos demais familiares, amigos e ex-colegas de trabalho.  

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]