Janeiro Branco na UFRN foca na saúde mental de pessoas idosas

Publicado em 12 de janeiro de 2026 às 09h17min

Tag(s): Aposentados Saúde UFRN



Em sua 11ª edição, a campanha Janeiro Branco na UFRN vai promover ações voltadas à saúde mental de pessoas idosas, por meio de uma proposição do Instituto do Envelhecer (IEN) da UFRN. A programação terá início na próxima terça-feira, dia 13, às 8h30, com a realização do Ateliê de Mandalas para Pessoas Idosas, que terá como facilitadora a artista, bióloga e neurocientista Daiane Cristina Ferreira Golbert.

A atividade acontece no Espaço Integrado de Desenvolvimento Humano, localizado no anexo da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), no campus central. Durante a ação, os participantes serão estimulados a construir mandalas, que funcionam como ferramenta para a saúde mental ao promoverem a estimulação cognitiva e motora em pessoas idosas.

Outra ação do Janeiro Branco na UFRN é a oficina Estimulação Cognitiva para Pessoas Idosas, que será realizada na quinta-feira, 22 de janeiro, às 8h30, no mesmo local, na DDP. Dessa vez, a atividade será conduzida por Anuska Irene de Alencar, psicóloga da UFRN. A proposta é promover atividades lúdicas e terapêuticas que favoreçam a melhora de funções cerebrais, como memória, atenção, raciocínio e linguagem, visando preservar a autonomia, melhorar a qualidade de vida, o bem-estar emocional e promover a independência.

Para encerrar o Janeiro Branco na UFRN, acontece, na quinta-feira, 29 de janeiro, a Oficina de Arte Sustentável: arte promovendo saúde mental para pessoas idosas. Conduzida por Donália Cândida Nobre, assistente social e diretora do IEN, a ação busca estimular os participantes a construírem produções a partir de materiais reciclados, possibilitando o uso da motricidade fina e da criatividade.

Além da programação presencial, a campanha contará com a publicação de vídeos, postagens e dados sobre saúde mental de pessoas idosas no Instagram do IEN. A produção dos conteúdos será realizada por discentes e coordenadores da campanha. Para participar das atividades, os interessados podem se inscrever por meio do Sigaa ou pelo WhatsApp (84) 99224-0082. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Como evento de extensão, a campanha pretende sensibilizar a comunidade interna e externa a refletir sobre a temática e a construir, aos poucos, uma cultura de cuidado com a saúde mental. As ações propostas pelo IEN buscam promover o contato entre as pessoas, e esses encontros podem oferecer possibilidades de autocuidado em saúde mental ao estimularem a convivência e a atividade social de qualidade. 

 

Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]