“Alívio para as instituições”, afirma presidente do ADURN-Sindicato após anúncio de recomposição orçamentária das universidades

Publicado em 20 de janeiro de 2026 às 12h52min

Tag(s): Recomposição orçamentária Universidades Públicas



Nesta última segunda-feira (19), o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a recomposição orçamentária das universidades federais correspondente a R$977 milhões. O montante, além de ser direcionado para o funcionamento destas instituições de ensino, será também destinado aos programas de assistência estudantil e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O decreto por parte do governo federal será publicado em breve. 

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, destaca a satisfação da entidade em receber a informação e ressalta a importância do recurso para setores da educação pública: “isso é um alívio para as instituições! Quando falamos do orçamento da instituição precisamos pensar nas questões relacionadas às despesas ordinárias, mas também com a necessidade de recomposição de valores para garantia de bolsas de pesquisa e de permanência estudantil”. 

Negrão afirma ainda que, apesar disso, é preciso “estarmos atentos e fortes na tomada de decisão neste ano estratégico: um ano de eleições majoritárias. Precisamos atuar para que a educação seja um polo de desenvolvimento social e econômico para o nosso país de forma contínua e permanente”.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]