Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

PROIFES debate gestão democrática das instituições federais de ensino, em novo GT do MEC

Publicado em 06 de Agosto de 2026 Por ADURN Sindicato
PROIFES debate gestão democrática das instituições federais de ensino, em novo GT do MEC

Fonte: Apufsc – Os diretores do PROIFES, Geovana Reis (Adufg), de Assuntos do Magistério Superior, e Romeu Bezerra (Apufsc), de EBTT, representaram a Federação na reunião de instalação do Grupo de Trabalho (GT) de Aprimoramento de Mecanismos de Participação e Gestão Democrática nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), no Ministério da Educação (MEC), na última sexta (31).

De caráter consultivo, o GT foi anunciado na última Reunião Ordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanente do MEC, no final de junho, é regulamentada pela Portaria nº 549/2026 e conta com 16 membros, incluindo representantes do ministério, sindicatos de professores e de trabalhadores técnico-administrativos em educação, movimentos de estudantes e outras entidades do setor, como o Andifes e o Conif.

O objetivo, realizar um diagnóstico e elaborar propostas de aprimoramento das práticas e mecanismos de gestão, participação institucional e transparência nas Ifes, identificando desafios, limitações e oportunidades de melhoria.

Com reuniões quinzenais, o grupo terá 90 dias para realizar análises e discussões e elaborar um relatório final, que será encaminhado à Secretaria-Executiva do MEC.

Fonte: Redação PROIFES-Federação

Compartilhar: