Evento marca comemoração dos 33 anos da Cooperativa Cultural

Publicado em 24 de setembro de 2010 às 16h57min

Tag(s): Cooperativa Cultural



A Cooperativa Cultural da UFRN comemorou, nesta sexta-feira (24), mais um aniversário. Em celebração, foi organizada a apresentação de um sarau de música brasileira e de jazz com a participação de nomes referenciais da Escola de Música da Universidade, a exemplo da pianista Betânia Franklim e do saxofonista Ronaldo Ferreira. O evento reuniu professores, estudantes e técnico-administrativos, alem de contar com a presença de nomes representativos da UFRN, dentre eles o presidente da ADURN, João Bosco Araújo.
O presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa, Willington Germano, que desde março deste ano contribui com a administração do local, ressaltou a importância da comemoração dos 33 anos da livraria que é uma das principais da cidade e é um espaço de respiração cultural da UFRN. “O evento foi muito significativo e se revestiu do mais completo sucesso”, declarou ele. Essa iniciativa foi um dos vários eventos que são desenvolvidos no local.
O evento homenageou o professor Waldson Pinheiro, fundador e primeiro presidente da Cooperativa, o gerente da livraria, Acácio Medeiros, e o livreiro Luiz Damasceno que, de acordo com Willington Germano, é uma figura emblemática do mundo dos livros. “Essas são pessoas que simbolizam essa instituição de cultura”, disse o presidente.
A cooperativa foi fundada em 5 de setembro de 1977 e, nesses 33 anos de existência, se consolidou como uma das mais tradicionais livrarias de Natal, a única universitária do país, e como espaço de disseminação cultural. Questionado sobre o diferencial da livraria, Willington Germano informou que a qualidade do acervo faz com que o local se distinga do cenário da cidade, além do que, a livraria tem espaço para o desenvolvimento de uma programação cultural.
A Cooperativa Cultural é uma sociedade que valoriza a cultura e o conhecimento, formada por professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFRN. O estabelecimento oferece um acervo diversificado, com títulos de literatura universais e do país, livros técnicos adotados em disciplinas ministradas na UFRN e outras instituições de ensino superior do Estado e obras da Editora Universitária da UFRN e escritas por autores potiguares, além de CDs e DVDs de artistas nacionais e do RN e serviços de papelaria e copiadora.
O local é, frequentemente, palco de encontro de professores, escritores e intelectuais da cidade, também promove lançamentos de livros. A Livraria do Campus já recebeu, para lançamentos e sessões de autógrafos, a visita de grandes escritores brasileiros, como Ariano Suassuna, Fernando Sabino, Antônio Torres, Francisco J. C. Dantas, Fernando Monteiro, Raimundo Carrero, dentre muitos outros.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]