ADURN realiza a segunda edição do Encontro dos Professores Aposentados

Publicado em 08 de outubro de 2010 às 11h46min

Tag(s): EPA



Com o objetivo de reunir os docentes aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte num espaço voltado para confraternização e o debate dos direitos relacionados à aposentadoria, a Associação dos Docentes da UFRN realiza, na próxima quinta-feira, 21 de outubro, o 2° Encontro dos Professores Aposentados (EPA).
O Encontro acontece no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA), e se apresenta como um espaço importante que, “além de possibilitar o reencontro de antigos colegas de trabalho, oportuniza acompanhar as ações relacionadas aos professores, ativos e aposentados, e às reivindicações da classe”, esclarece o presidente da ADURN, João Bosco Araújo.
Além de reencontros, a segunda edição contará com palestras e debates sobre assuntos jurídicos relacionados à aposentadoria dos docentes, proposta do governo e do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) para a reestruturação da carreira do magistério superior, criação do Fundo Social da ADURN, questões jurídicas e contribuição dos inativos na Previdência Social.
O diretor de Política Científica e Educacional da entidade, José Maxwell, ressalta a importância da mobilização dos professores – ativos e inativos - para assegurar conquistas, como por exemplo, ganhos judiciais já inclusos na folha de pagamento.
Para ele, é imprescindível a participação da categoria neste encontro, quando será apresentado o andamento das discussões entre o Proifes e o Governo na mesa de negociação para discutir a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. “Até o final do ano, ainda teremos muitas lutas a serem travadas em defesa de uma carreira que valorize a contribuição oferecida pelos professores, com competência e dedicação, à construção da Universidade do presente, um dos pontos debatidos pelo Proifes na mesa de negociação com o Governo”, afirma Maxwell.
A proposta de PL do Governo desconsidera gravemente a trajetória da maioria dos professores ativos e dos aposentados, desqualificando a atividade docente e os anos de serviço prestados às Instituições Federais de Ensino, ao valorizar apenas a titulação, igualando professores com anos de histórico em ensino, pesquisa e extensão com aqueles que recém entraram para os quadros da Universidade. Dessa forma, o PROIFES tem ressaltado a trajetória desses docentes, que para construírem a Universidade do presente, tiveram que conviver por duas décadas com uma Carreira anacrônica e impeditiva de sua progressão.
Serviços
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 13 a 20 de outubro, na sede da ADURN, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelo 3211-9236.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]