Cristovam vai integrar o conselho da Universidade da ONU

Publicado em 08 de outubro de 2010 às 16h34min

Tag(s): Diversos



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fará, no início de dezembro, sua primeira participação como integrante do Conselho Diretor da Universidade das Nações Unidas, em Tóquio. Doutor em Economia e professor universitário, o parlamentar foi indicado conselheiro pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e empossado na semana passada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.
Cristovam faz parte de um grupo de 14 novos membros escolhidos para o conselho da instituição, ao lado de especialistas do Japão, Estados Unidos, China, entre outros países, conforme informações divulgadas na página da ONU na internet. Em entrevista à Agência Senado, Cristovam destacou a abrangência da atuação da Universidade das Nações Unidas.
- A universidade tem sede em Tóquio, mas é formada por uma grande rede de instituições e centros associados. Influencia diversas universidades, no mundo inteiro, participando de programas e pesquisas em áreas como desenvolvimento sustentável, demografia, biotecnologia e combate à pobreza - explicou ele.
Os novos membros terão um mandato até 2016 e não representarão seus países, mas farão parte do conselho como profissionais independentes. Os conselheiros ajudam a formular políticas para a Universidade da ONU, além de aprovar o orçamento bianual e o plano de trabalho da instituição. O conselho se reúne uma vez por ano.
Conforme informações do site da ONU, a universidade é "uma comunidade internacional de acadêmicos comprometidos com a pesquisa e a educação superior e na difusão de conhecimentos como uma extensão dos propósitos e princípios das Nações Unidas".

Agência Senado

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]