Museu Câmara Cascudo comemora 50 anos nesta quarta-feira

Publicado em 22 de novembro de 2010 às 16h50min

Tag(s): Museu Câmara Cascudo



As comemorações dos 50 anos do Museu Câmara Cascudo acontecerão nesta quarta-feira (24), no prédio da instituição. Às 10h, as bandeiras serão hasteadas ao som da Banda de Música da Polícia Militar/RN, seguidas do lançamento do Selo Comemorativo e da abertura da Exposição Cinquenta Anos. Às 19h30 acontecerá uma solenidade comemorativa no mesmo local.
Histórico
O Museu foi criado em 22 de novembro de 1960 como Instituto de Antropologia da Universidade do Rio Grande do Norte (IA/URN), sendo o primeiro órgão de pesquisa da UFRN. No mesmo ano, após a federalização passou a chamar-se Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A primeira equipe do Instituto foi composta por Luís da Câmara Cascudo, José Nunes Cabral de Carvalho, Veríssimo de Melo e D. Nivaldo Monte. Ao longo da década de 1960, os pesquisadores do Instituto viajaram pelo estado realizando pesquisas e coletando material nas áreas das ciências naturais e da antropologia. O resultado dessas pesquisas gerou um acervo considerável para construção do que se projetava ser um museu universitário.
No ano de 1964, foi doado ao Instituto de Antropologia o terreno onde foi construída sua sede, localizado na Avenida Hermes da Fonseca, número 1398. Em 1965, o Instituto foi nomeado “Instituto de Antropologia Câmara Cascudo”, em homenagem ao seu primeiro diretor, Luis da Câmara Cascudo, pesquisador e folclorista norte rio-grandense e um dos fundadores do Instituto.
No dia 04 de outubro de 1973, o “Instituto de Antropologia Câmara Cascudo” foi transformado em “Museu Câmara Cascudo”, tendo como compromisso “preservar os resultados das pesquisas e estruturar as atividades de proteção, utilização e exposição das peças do acervo”.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]