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Publicado em 23 de novembro de 2010 às 18h37min
Tag(s): Diversos
Uma pesquisa feita no Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) mostra que estudantes pobres que conseguem entrar no ensino universitário têm dificuldades financeiras e pedagógicas de se manterem no curso, mesmo recebendo bolsa de estudos.
De acordo com Jaqueline Kalmus, a autora do trabalho, os estudantes sentem que o que eles aprenderam nos estágios anteriores de ensino não é suficiente para integrá-los à universidade. Além disso, afirma, o conhecimento deles é geralmente desvalorizado. Parte dos alunos, diz Jaqueline, os alunos sentiam muita dificuldade para acompanhar o curso.
O estudo partiu da análise da legislação sobre educação e de entrevistas com três alunos pobres que faziam cursos de licenciatura em faculdades privadas da região metropolitana de São Paulo. Mesmo recebendo bolsa de estudos, eles precisavam trabalhar durante o dia.
Segundo a pesquisadora, eles tinham medo de perder a bolsa, que era vista como um “privilégio”. Além disso, segundo a pesquisadora, estar no ensino superior, para eles, era uma forma de serem respeitados pela sociedade.
A pesquisa foi apresentada em maio deste ano, na USP.