PIB teve crescimento nulo no terceiro trimestre, aponta estudo da Serasa

Publicado em 29 de novembro de 2010 às 16h52min

Tag(s): Diversos



Confirmando o processo de desaceleração da economia brasileira, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país foi nulo durante o terceiro trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior, aponta estudo da empresa de análise de crédito Serasa.
Segundo a entidade, entre agosto e setembro, entretanto, o Indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal) mostrou elevação de 0,3%, descontadas as influências sazonais.
A desaceleração do ritmo do crescimento econômico ao longo do terceiro trimestre é atribuído pela Serasa à atividade industrial mais fraca, ocasionada por um processo de ajustamento de estoques.
Além disso, a valorização cambial contribuiu para uma expansão mais intensa das importações, em detrimento das exportações brasileiras.
No acumulado dos primeiros nove meses de 2010, a atividade econômica brasileira registrou expansão de 8%, em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
Para o dado fechado do ano, a Serasa projeta um crescimento real da economia brasileira na casa de 7,5% em relação a 2009.
Os economistas da instituição esperam uma retomada do dinamismo da economia no quarto trimestre tendo em consideração o fim do processo de ajustamento de estoques da indústria, o aquecimento do crédito e consumo com as festas de fim de ano, o avanço da massa real de rendimentos, melhora das condições cambiais e elevação dos gastos públicos.

Diap

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]