Ivonildo é convidado para a Secretaria de Educação

Publicado em 08 de dezembro de 2010 às 10h46min

Tag(s): Tribuna do Norte



O deputado estadual Getúlio Rego (DEM) confirmou que o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ivonildo Rego, foi convidado para ser secretário estadual de Educação. Segundo ele, o reitor se prontificou a pensar no assunto e frisou que está disposto a colaborar com a administração de Rosalba Ciarlini.
“A governadora me chamou e perguntou o que achava do nome do reitor. Ele (Ivonildo Rego) foi convidado, disse que iria pensar, porque o plano era encerrar a gestão de reitor e depois viajar de férias. Mas ele ficou de pensar”, disse Getúlio Rego, ressaltando que embora o sobrenome seja o mesmo, não tem nenhum parentesco próximo com o reitor da UFRN.
O deputado do DEM disse que apóia integralmente o nome de Ivonildo Rego. “Está na hora de despolitizar a Educação. Ivonildo Rego tem uma gestão vitoriosa na UFRN, onde ele foi três vezes reitor”, frisou.
Getúlio Rego disse que em conversa com a governadora eleita Rosalba Ciarlini já adiantou não ter interesse em assumir a Secretaria Estadual de Saúde, cargo para o qual estava sendo cotado. “Eu já me adiantei e disse a ela que não teria interesse na Secretaria de Saúde. Defendo que a Saúde e Educação sejam despolitizadas”, destacou. O parlamentar confirmou que fez sugestões de nomes para a Saúde, mas preferiu não adiantar quem seriam.
Já o deputado estadual José Dias (PMDB) negou que tenha indicado o procurador Francisco Nunes para o cargo de Procurador Geral do Estado. “Não fui procurado e acho que governadora não vai procurar nenhum deputado”, comentou o parlamentar. Dias afirmou que nunca conversou com Francisco Nunes sobre essa escolha. Embora acredite que a governadora eleita não procurará deputados para ouvir sobre indicações, José Dias defende que Rosalba Ciarlini reúna os parlamentares aliados para anunciar o secretariado antes da divulgação na imprensa.
Entre os atuais parlamentares com chances de ir para o secretariado estão o deputado esadual José Adécio e o deputado federal Betinho Rosado.
Vice-governador eleito espera diálogo sobre secretariado
O deputado estadual Robinson Faria (PMN), vice-governador eleito, ainda não foi ouvido sobre o secretariado. “Ainda não fui procurado pela governadora. Certamente vamos conversar quando ela voltar de Brasília”, comentou, referindo-se ao fato de que a governadora eleita está em Brasília.
Questionado se aceitaria assumir a titularidade de uma secretaria, Robinson Faria disse que deseja ajudar o Estado. “Ainda não conversei com a governadora sobre isso. O que eu quero é ajudar o Governo, do qual faço parte. Eu e a governadora Rosalba estamos muito alinhados”, ressaltou.
Embora não confirme qualquer indicação, alguns nomes são cotados para assumir o secretariado de Rosalba Ciarlini. O engenheiro Walter Gazi, ex-presidente da Caern, indicado por Robinson Faria, poderá retornar ao primeiro escalão do Executivo.
Na cota pessoal da governadora eleita desponta como prováveis secretários o deputado federal Betinho Rosado (DEM), cunhado de Rosalba, e o ex-secretário de Planejamento Manoel Pereira, que atuou no Executivo no Governo José Agripino.
Na equipe do secretariado a governadora eleita também deverá acomodar o deputado estadual José Adécio (DEM), que não foi reeleito. A primeira alternativa de Rosalba Ciarlini seria nomear o deputado Getúlio Rego para a equipe de auxiliares. No entanto, como ele já disse que não deseja, a governadora deverá nomear Adécio para o primeiro escalão. Nesse caso a pasta provável seria de Agricultura.
Jornal Tribuna do Norte
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • contato@adurn.org.br