11º Congresso da Conam reafirma bandeiras de luta do movimento de moradia
Foram quatro dias de debates, participação e construção coletiva. Todas regiões, gerações, cores e bandeiras de luta das comunidades do Brasil marcaram presença no 11º Congresso da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores). Em clima de unidade, o congresso reafirmou suas bandeiras de luta e sua mobilização para que o Brasil possa avançar com políticas sociais e desenvolvimento urbano.
A cidade de Praia Grande, em São Paulo, reuniu delegações e lideranças de todas as regiões do Brasil — que representaram as comunidades urbanas, rurais e tradicionais e reafirmaram a unidade do movimento comunitário.
Unidade para avançar
Com o tema “Consolidar as Conquistas para Aprofundar as Mudanças”, o congresso aprovou por unanimidade a Tese e Plataforma de Lutas. Também por unanimidade foi aprovada a chapa para diretoria, chamada “A Voz da Conam” — que reconduziu Bartíria Lima da Costa à presidência da maior entidade comunitária do Brasil.
O processo de preparação do congresso durou cerca de quatro meses e envolveu aproximadamente 20 mil associações de moradores e mais de 500 cidades. No total, foram eleitos 2,8 mil delegados e mais de 1,6 mil participaram da plenária final do 11º Congresso.
Um dos momentos de maior repercussão do evento foi o ato político que aconteceu na noite de sexta-feira (27) e contou do presidente da CTB, Wagner Gomes, além de parlamentares, dirigentes partidários e representantes de ministérios.
De acordo com Wagner Gomes, para que aja avanço é imperativo fortalecer a unidade entre os movimentos sociais e sindical, pois ambos defendem o mesmo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o país, com valorização do trabalho e distribuição de renda, para que se alcance uma sociedade justa igualitária.
Representantes do governo e autarquias reafirmaram o papel do movimento comunitário autônomo e organizado para que se avance na consolidação das mudanças e no avanço nas conquistas.
Conam debate políticas públicas para habitação e saúde
O conjunto das lideranças comunitárias além da conjuntura nacional e internacional, debateu políticas sociais, desenvolvimento, SUS, organização e desafios do movimento comunitário.
De acordo com a presidente da Conam, Bartíria Lima da Costa, o objetivo do evento foi ampliar as discussões voltadas às plataformas de luta do movimento. “Os principais temas de discussão serão a moradia e a saúde. A política das cidades e a reforma urbana são sempre temas fortes. Na saúde, vamos discutir a regulamentação de recursos e o fortalecimento do SUS.”
“Precisamos nos organizar, levantar temas importantes no encontro e, assim, mobilizar e engajar a sociedade nessa luta por melhores condições de moradia”, ressalta. “Esse encontro é uma consequência do trabalho que realizamos nas sessões plenárias”, pontua Bartíria.
A partir dos relatos de desafios cotidianos das lideranças presentes, o movimento precisa ter uma agenda organizada. “Discutimos amplamente assuntos como a PEC 285, da Moradia Digna, que está em tramitação no Congresso”, exemplifica.
Além das lutas por melhores condições de moradia, uma das mesas mais aguardadas é a do Sistema Único de Saúde, que abordou o fortalecimento e o controle social do SUS. “Essa mesa gera expectativa. Existe uma grande necessidade em saber os rumos da saúde pública”.
Ao final, os participantes deliberaram por jornada de lutas, que acontece em agosto e integra o calendário anual da entidade.
Portal CTB com informações da Conam e do Vermelho