NEI faz manifestação na UFRN para chamar a atenção da sociedade sobre a situação dos professores

Publicado em 15 de junho de 2011 às 12h13min

Tag(s): NEI



O NEI (Núcleo de Ensino Infantil) da UFRN está com as atividades paralisadas desde a semana passada. O motivo da greve é a falta de pagamento aos professores substitutos, que não recebem desde o mês de março. Na manhã desta quarta-feira (15), a diretoria do NEI promoveu uma manifestação de protesto no Centro de Convivência da UFRN, em frente à reitoria.
Na manifestação estiveram presentes professores - efetivos e substitutos - da instituição, alunos e pais e o grupo artístico Pau e Lata. O movimento tinha como objetivo chamar a atenção de autoridades responsáveis, estudantes e populares para a situação aos quais passam os professores substitutos do NEI. Para Gilka Pimentel, professora do Núcleo e diretora de política Sócio-Cultural da ADURN, a manifestação tem que tomar rumos baseado na educação das crianças. "Temos que fazer tudo com responsabilidade. Nós temos que pensar, sobretudo, nas crianças, pois é a educação delas que está em jogo", afirmou.
A professora substituta e mãe de uma aluna do NEI, Mônica Porcino, tem opinião semelhante. "A escola hoje conta com dois professores efetivos e oito substitutos. Não tem como se manter a educação das crianças dessa forma", acrescentou. Além disso, a instituição quer convocar mais pais e professores à próxima reunião do NEI, na próxima sexta-feira. "É essencial que mais pais, mais mães e mais professores compareçam. O movimento tem que ganhar força e a gente tem que cobrar a reitora uma definição da situação", comentou o pai de uma das alunas.
O Núcleo já esteve reunido com a nova reitora, Ângela Cruz, na última sexta-feira (10), para cobrar uma definição do processo, que, segundo os representantes do próprio NEI, faz parte de uma questão meramente política. A reunião ocorreu logo após uma passeata, que se deslocou do NEI até a reitoria e contou com a participação dos alunos, pais e professores da instituição.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]