ADURN agora é SINDICATO!

Publicado em 21 de junho de 2011 às 08h53min

Tag(s): ADURN-Sindicato



A data de 16 de junho de 2010 entrou para a história do Movimento Docente da UFRN, quando, em Assembléia, a categoria aprovou, de maneira definitiva, a criação do Sindicato Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Natal, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Santa Cruz, Macau e Nova Cruz (ADURN-SINDICATO), num processo marcado pela ampla participação dos nossos professores. A criação do ADURN-SINDICATO recebeu o “sim” de 96,7% dos que participaram do processo.
A categoria enfim toma um rumo que aponta para o fortalecimento da participação dos docentes na entidade, com a criação da federação nacional dos sindicatos dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Teremos, a partir de agora a responsabilidade de forjar um sindicato que tenha a competência política de trazer à categoria discussões, debates e proposições que elevem a representatividade dos professores.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN), foi criada em 1979, registrada em cartório em 1980, adquirindo identidade jurídica própria; e em 1992 tornou-se seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), passando a denominar-se ADURN-Seção Sindical do ANDES-SN. A partir de 2004, com a criação do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-Fórum), a então Diretoria da ADURN, aliou-se ao mesmo e passou a contestar os rumos tomados pelo Sindicato Nacional, cada vez mais intransigente e voltado a construir uma central sindical “revolucionária e popular”, que mais tarde viria a ser chamada de Coordenação Nacional de Lutas – CONLUTAS, hoje CSP-CONLUTAS, ligado ao PSTU.
Com a eleição desta atual gestão,ocorrida em 2008 (e reeleita em 2010), a Diretoria optou por colocar, de forma definitiva, o debate sobre o nosso desligamento do ANDE-SN, a filiação ao PROIFES-Fórum e a criação do ADURN-SINDICATO.
Foi um longo processo, em que a Diretoria demonstrou que o caminho a ser seguido é o mais correto, na medida em que agora teremos o respaldo jurídico, consignado na organização sindical brasileira e teremos a força política necessária para a construção da Federação. Recebemos o apoio da categoria em várias ocasiões e, nesta quinta (16) o ato final transcorreu dentro da legitimidade consignada nas urnas e no voto.
O ADURN-SINDICATO nasce com o desafio de torna-se um representante efetivo da categoria docente da UFRN. Nasce com a força da participação dos professores na sua construção. Nasce soberana e independente.
Viva o ADURN-SINDICATO!

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]