Policiais Civis e Militares iniciam greve na 'Caminhada da Insatisfação', no Ceará

Publicado em 05 de julho de 2011 às 09h27min

Tag(s): Protesto



Delegacias com efetivo mínimo de policiais civis e, ao mesmo tempo, superlotadas de ocorrências. Esta promete ser a realidade do fim de semana na Grande Fortaleza. Iniciada a greve dos policiais civis, no início da manhã de ontem, apenas cinco delegacias estavam funcionando durante o dia. Em Fortaleza, o 5º DP (Parangaba), o 12º DP (Conjunto Ceará), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Na região metropolitana, apenas a Delegacia de Caucaia.
No começo da tarde de ontem, teve início também um movimento dos policiais militares denominado ´Tolerância Zero´. "A ideia é levar toda e qualquer ocorrência para as delegacias, desde as mais simples até as mais complexas. Vamos cumprir a lei ao pé da letra", explicou o capitão Wagner Sousa, da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará. Segundo ele, o objetivo principal é "chamar a atenção da população e do Governo para os problemas enfrentados pelos policiais militares no Ceará".
Segundo ele, toda a PM está envolvida no movimento. "Policiais do Batalhão de Choque, Ronda do Quarteirão e Policiamento Geral Ostensivo (POG) todos estão participando". Pedro Queiroz, presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (Aspramece), aposta na adesão total da categoria. "Distribuímos cartazes e panfletos por todas as unidades militares", revela. A operação também está tendo repercussão em sites de relacionamento como Orkut, Facebook e Twitter, com postagens durante toda a sexta-feira (1º), que continuaram ontem.
Caminhada
Ontem pela manhã, policiais civis, militares e peritos - que também estão em greve - participaram da ´Caminhada da Insatisfação´, que marcou o encontro de todos os movimentos. Servidores públicos estaduais se reuniram na Avenida da Universidade, com faixas e cartazes de protesto, e saíram em caminhada até a Praça do Ferreira. O grupo parou o trânsito da avenida em duas faixas no momento da saída, às 9h30.
A caminhada, coordenada pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), trazia como pautas principais a realização imediata de concursos públicos e reestruturação das tabelas salariais. "Repudiamos a falta de respeito do governo para com os servidores públicos civis e militares, tendo em vista que a promessa do próprio governo, de receber as categorias, não vem sendo cumprida", disse Rita Galvão, coordenadora do Fuaspec.
Inês Romero, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado, apontou outros problemas. "Na realidade atual, temos delegacias superlotadas de presos e policiais civis saindo de suas funções para serem carcereiros. Não existe investigação, que é o trabalho do policial civil. As pessoas, hoje, fazem o Boletim de Ocorrência que não serve para nada. Antigamente, os boletins eram distribuídos para os policiais analisarem, investigarem o que fosse preciso. As pessoas podiam esperar um retorno da Polícia Civil".
Greve
5 delegacias funcionarão no domingo: 7º DP (Pirambu), 30º DP (Conjunto São Cristóvão), DCA, Delegacia da Mulher e a Metropolitana de Maracanaú
Fonte: Diário do Nordeste

Portal CTB

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]