Ministros da América Latina debatem medidas para política social

Publicado em 13 de julho de 2011 às 11h14min

Tag(s): América Latina



Os participantes da 8ª reunião do Fórum de Ministros encarregados do Desenvolvimento Social da América Latina ratificaram seu compromisso em seguir impulsionando políticas sociais para latino-americanos.
A meta está presente na Declaração de São Salvador, assinada pelas nações latino-americanas na última terça-feira (12), ao final de dois dias de reunião na capital salvadorenha.
Os participantes manifestaram também vontade de empreender as ações necessárias para proteger e incrementar o investimento social na América Latina. Eles pediram ainda aos organismos multilaterais que continuassem contribuindo com os esforços da região para cumprir os “Objetivos do Milênio”, adotados por Nações Unidas no ano 2000.
Durante o a reunião, os ministros ou seus representantes concentraram o diálogo em torno de políticas voltadas à juventude e a inclusão social.
Nesse sentido, lembraram de promover ações para evitar o abandono escolar, a criação de oportunidades que previnam a violência juvenil, entre outras medidas. A subdiretora geral de Ciências Sociais e Humanas da Unesco, Pilar Álvarez, advertiu durante o Fórum que é alto o número de jovens que sofrem exclusão na região.
Na América Latina, segundo Álvarez, estima-se que o desemprego juvenil seja o dobro do apresentado normalmente. Além da pobreza, os jovens são obrigados a viver em um clima de violência, conflito e insegurança. “Todas estas condições os tornam vulneráveis à escalada de violência, que os afeta como vítimas e réus”, afirmou.
O encontro foi organizado pela Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e contou com a presença de representantes de outros organismos internacionais e ibero-americanos.
O ministro de Trabalho e Previsão Social salvadorenho, Humberto Centeno, assumiu a presidência do fórum até a próxima reunião – programada para 2013 na Argentina.
Portal Vermelho, com informações de agências
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]