ADURN lamenta o falecimento da professora Antônia Fernanda Jalles

Publicado em 13 de julho de 2011 às 18h29min

Tag(s): Nota de pesar



É com grande pesar que a ADURN recebe a notícia do falecimento da professora Antônia Fernanda Jalles.
Neste momento de grande consternação, a Diretoria da entidade solidariza-se com a dor dos familiares e amigos da professora e com os parentes das demais vítimas do vôo 4896, da NoAr Linhas Aéreas, desejando que todos encontrem conforto nesse momento de grande dor e saudade.
Quem foi Antônia Fernanda Jalles
Antonia Fernanda Jalles foi educadora por convicção. Graduou-se em Pedagogia com ênfase na educação infantil, pela UFRN. Fez especialização em Psicopedagogia clínica, e em 1999 passou na seleção para mestrado, também na UFRN. No mesmo período recebeu convite para doutorado na Universidade Complutense, em Madri, o que permitiu a ela fazer seu mestrado pela mesma universidade. Defendeu sua tese “Aprendizado da Linguagem Infantil e Aquisição Bilíngüe”, em 2003.
Fernanda Jalles, como era conhecida, começou sua carreira cedo. Logo após se graduar começou a trabalhar na Casa Escola, onde o projeto pedagógico construtivista e interacionista lhe agradava. Em 1994, passou no concurso do Núcleo de Educação Infantil (NEI), da UFRN, assumindo a coordenação pedagógica. Em 2005, ao ser eleita diretora do NEI, a professora quis aplicar as melhorias que viu durante seu doutorado na Espanha. O uso de novas tecnologias na educação, a preocupação com o meio ambiente e com a alimentação das crianças, os eventos culturais promovidos mensalmente, resultaram na sua reeleição para o cargo em 2009.
Defensora da integração entre o ensino infantil e o fundamental, em 2004, a educadora organizou o I Fórum de Educação Infantil do RN. Durante o evento, ela fundou a filial natalense da Organização Mundial de Educação Pré-escolar (OMEP), presente em vários estados brasileiros. Em seguida foi convidada a integrar a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), cujo foco são as políticas públicas para as crianças. Pelo CNDE, aqui no estado, Fernanda coordenou o Movimento Fundeb Pra Valer, que buscava incluir as creches e instituições de ensino para crianças de zero a três anos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O objetivo foi alcançado por meio de mobilizações populares em todo o país, inclusive em Natal.
Na manhã desta quarta-feira, 13 de julho, a professora foi vítima da queda da aeronave da NoAr Linhas Aéreas, logo após decolar do Aeroporto Internacional do Recife (PE). O avião transportava 14 passageiros e 02 tripulantes e fazia a rota Recife – Mossoró (RN), com escala em Natal (RN). Infelizmente não houve sobreviventes.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]