ADURN-Sindicato debate o papel da comunicação no Movimento Docente

Publicado em 28 de julho de 2011 às 12h03min

Tag(s): Encontro



Discutir a Comunicação como ferramenta estratégica na disputa hegemônica e seu papel para o equilíbrio, desenvolvimento, amadurecimento e consolidação das entidades sindicais como organizadoras sociais. É com este objetivo que o Fórum dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES) realiza na próxima quarta-feira, 03 de agosto, o seu I Encontro de Comunicação.
O evento acontece na sede do PROIFES e pretende reunir diretores e assessores de comunicação das entidades filiadas para avaliação do trabalho de divulgação das entidades, a criação de um sistema integrado de comunicação, e a criação de uma nova página do PROIFES.
Com o entendimento de que a comunicação pode ser considerada uma ferramenta fundamental para a divulgação das idéias, o aprimoramento das relações da entidade com a sociedade, a democratização das informações e para ampliar o processo de democratização dos sindicatos, o ADURN-Sindicato participa do Encontro. “Compreendemos a importância da comunicação na disputa de hegemonia, colocando-a na centralidade da luta. A entidade sempre buscou utilizar a comunicação como instrumento de auxílio na orientação das direções sindicais e mobilização dos professores”, ressalta o diretor de Política Sindical do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.
Consciente da importância da comunicação para a atividade da entidade, desde 2008, a entidade tem intensificado a busca em aperfeiçoar os instrumentos de comunicação e melhorar o fluxo de informação da entidade junto aos associados, à comunidade acadêmica e à sociedade potiguar como um todo. “Profissionalismo, ajustamento do foco, adequação de estruturas, alinhamento da linguagem, centralização das funções-meio e descentralização das funções-fim, racionalização, eficácia têm se constituído nos conceitos que estão balizando a reengenharia do universo organizacional da entidade”, explica Wellington Duarte.
A comunicação sindical, elaborada no âmbito do movimento sindical, segue a linha alternativa e visa, desta forma, exercitar a liberdade de expressão, oferecendo conteúdo diferenciado. “Ao tratar de assuntos referentes a um sindicato, uma central sindical e demais associações envolvidas com o ambiente de campanhas e questões trabalhistas, serve de instrumento de conscientização e, principalmente, de instrumento de democratização da informação”, avalia Wellington.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]