Centrais discutem fim de fator previdenciário com ministro dia 4
O fim do fator previdenciário foi uma das principais reivindicações apresentadas ao presidente Lula pelos dirigentes das centrais sindicais durante jantar realizado na noite da última quarta-feira (26-11) em Brasília.
O presidente se comprometeu a debater o tema e orientou o ministro da Previdência, José Pimentel, a agendar uma reunião com os sindicalistas, que no dia seguinte foi marcada para 4 de dezembro.
Segundo o secretário geral da CTB, Pascoal Carneiro, "a opinião das centrais é unificada neste sentido. Queremos o fim do fator previdenciário, que reduz em até 40% o valor das novas aposentadorias, prejudicando a família do trabalhador. O presidente Lula prega a continuidade e o aumento do consumo, de forma a fortalecer o mercado interno, Nós entendemos que o fim do fator previdenciário pode contribuir neste sentido e vamos lutar por isto. O fator previdenciário é, na verdade, um redutor do valor das aposentadorias e, por conseqüência, um fator que reduz a capacidade de consumo da classe trabalhadora"