Estudantes ocupam reitoria da Universidade Católica de Pernambuco

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 16h19min

Tag(s): UOL Educação



ntegrantes da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e alunos da Universidade Católica de Pernambuco estão ocupando, desde a noite dessa segunda-feira (28), o hall do prédio da reitoria da instituição, localizada na Rua Afonso Pena, Boa Vista, área Central do Recife.
Acampados em barracas de camping, cerca de cinquenta pessoas participam da mobilização, que faz parte da Jornada de Lutas de Agosto promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Em todo o País, diversas instituições estão sendo ocupadas pelo movimento.
Segundo o estudante do curso de História da Unicap, Marco Aurélio Borba, o estopim para que a ocupação fosse realizada na instituição foi o cancelamento da Semana de Arte e Cultura, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). "Faltando apenas três dias para o evento nós fomos informados que a Católica não iria mais ceder o espaço para que fosse realizado, e aí tivemos que cancelar", contou.
Insatisfeitos, os alunos reuniram outras reivindicações e decidiram realizar o manifesto. Entre as principais pautas solicitadas pelos estudantes estão:
- Redução da multa da biblioteca para R$ 1, assim como a isenção da cobrança em dias não-úteis;
- Aumentar o limite de empréstimo de livros por aluno de 4 para um valor proporcional à quantidade de disciplinas cursadas;
- Congelamento das mensalidades;
- Implantação de eleições diretas para reitor;
- Melhorias nos cursos de licenciatura;
- Reconhecimento da atual gestão do DCE como legítima.
De acordo com os manifestantes, a reitoria só será desocupada quando houver negociação. Nessa segunda, o pró-reitor acadêmico da universidade, Luciano Barros, esteve conversando com os líderes do movimento e deixou pré-agendada uma reunião para a próxima quinta-feira (1º), onde serão discutidas as pautas da manifestação.
Enquanto ocupam a reitoria, os alunos promoverão atividades culturais no local.

Uol Educação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]