Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

CAPES amplia possibilidade de participação de alunos no “Ciência sem Fronteiras – graduação nos EUA”

Publicado em 21 de Setembro de 2011 Por ADURN Sindicato

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) retifica o edital 01/2011, do “Programa Ciência sem Fronteiras – graduação sanduíche nos EUA”, e permite que o aluno apresente um dos seguintes testes de proficiência de língua inglesa: TOEFL/IBT Test - Nota 79; TOEFL/PBT Paper Based Test - Nota 550; e IELTS – Nota 6,0.
A divulgação oficial da modificação no edital foi feita nessa terça-feira, dia 20. A mudança amplia as possibilidades de participação de outros alunos no processo seletivo do Ciência sem Fronteiras. Mas as inscrições só podem ser feitas até esta quarta-feira, dia 21, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria da PROPESQ, localizada no 1o andar da reitoria.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa da UFRN, professor Valter José Fernandes Júnior, esses três testes passarão a ser aceitos pela CAPES daqui para frente. “Apesar de ter anunciado tardiamente essa modificação, alguns alunos já serão beneficiados a partir de agora”, disse.
A seleção de alunos de graduação busca estudantes em áreas e temas científicos de interesse para o Brasil, para realização de disciplinas e estágio nos Estados Unidos. Para ser selecionado, o candidato deve ter nacionalidade brasileira, ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) de no mínimo sete.
O candidato deve levar histórico escolar emitido pelo SIGAA, certificado de proficiência em inglês com nota, no mínimo, 79, formulário de inscrição preenchido e a carta de recomendação preenchida pelo professor-orientador do aluno de Iniciação Científica (ambos em anexo no edital disponível no site da Propesq). O resultado será publicado no site httt;//www.propesq.ufrn.br, no próximo dia 23.
Os estudantes selecionados recebem bolsa para despesas pessoais no valor de US$ 300,00 (trezentos dólares) mensais, mais auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o translado Brasil/EUA/Brasil. A concessão da Bolsa será outorgada pela CAPES que arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro-saúde, alojamento e refeições oferecidos pela universidade americana.
Podem participar os alunos dos seguintes cursos de bacharelado da UFRN nas seguintes áreas e temas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Agecom

Compartilhar: